Valtteri Bottas foi desqualificado da classificação para o Grande Prêmio da Inglaterra, 10ª etapa da temporada 2023 de Fórmula 1, depois de falhar em fornecer uma amostra de combustível de um litro no final da sessão.
Ele parou na pista no final do Q1 com um problema, o que o obrigou a sair da sessão e significa que ele começará a prova provisoriamente da P15 no grid da F1.
Embora tenha sido possível retirar uma amostra de 0,090 litros de combustível de seu carro, a quantidade necessária é de 2,39 litros para a amostra de um litro, de acordo com as regulamentações.
O Delegado Técnico da FIA, Jo Bauer, encaminhou o caso aos comissários em um documento de decisão: ‘Como a quantidade de combustível necessária para produzir uma amostra de um litro mais o retorno do carro à garagem foi calculada em 2,39 litros, estou encaminhando esse assunto aos comissários para sua consideração’.
Os comissários determinaram que não havia circunstâncias atenuantes que justificassem o caso e emitiram uma desqualificação da sessão.
O resultado significa que Sergio Perez foi promovido para a P15, com Yuki Tsunoda, Zhou Guanyu, De Vries e Magnussen todos promovidos em uma posição de acordo.