Fred Vasseur, chefe da Ferrari, deixou claro que a equipe precisa evoluir em todos os aspectos para competir pelo título na temporada 2025 da Fórmula 1. O dirigente afirmou que seria um erro focar em apenas uma área de melhoria e destacou a importância de uma mentalidade de progresso contínuo.
Apesar de uma temporada promissora com vitórias e pódios no início, a Ferrari enfrentou dificuldades após um pacote de atualizações no GP da Espanha, que trouxe problemas de ‘porpoising’ ao carro. Contudo, a equipe conseguiu reagir com correções em Monza e Singapura, garantindo três vitórias nas nove etapas finais e somando seu maior número de pontos em uma temporada da F1.
Vasseur destacou que a capacidade de reação da equipe durante os momentos difíceis foi um ponto positivo: “O que me dá confiança é a evolução que tivemos em relação ao ano passado, a capacidade de reagir nos momentos difíceis. Quando você está vencendo, tudo é fácil. É nas dificuldades que a reação importa, e nós reagimos muito bem.”
Mesmo terminando 14 pontos atrás da campeã McLaren no campeonato de construtores, o chefe da Ferrari acredita que o caminho para o sucesso em 2025 passa pela busca de melhorias em todos os departamentos: “Seria um erro pensar que há apenas uma coisa a ser melhorada. Precisamos focar em todos os pilares de desempenho, na confiabilidade e em cada detalhe do carro”, acrescentou.
Para Vasseur, o progresso contínuo faz parte da essência da Fórmula 1 e deve ser adotado como um princípio fundamental pela equipe: “Temos que vir trabalhar todos os dias buscando ser melhores que ontem. Esse é o DNA do nosso esporte. Se não fizermos isso, estamos mortos”, encerrou o francês.
A Ferrari agora se prepara para 2025 com a missão de corrigir suas deficiências e manter o espírito de união e resiliência que marcou a reta final da temporada 2024.