O piloto da Ferrari, Charles Leclerc, venceu pela segunda vez em 2024, e pela segunda vez o GP da Itália. O monegasco venceu em 2019, e trouxe uma grande vitória para os tifosi, repetindo isso no último final de semana.
Sua conquista não era esperada visto o forte desempenho da McLaren, que se classificara em 1º e 2º lugares para a corrida, enquanto Charles ficou em apenas P4. No entanto, uma estratégia ousada de apenas uma parada da Ferrari superou os dois pit stops da equipe papaia e contribuiu para que Leclerc fosse vencedor mais uma vez. Fred Vasseur, chefe da equipe, comentou sobre a corrida de seu piloto.
“Eu acho que é muito mais difícil vencer em uma situação como essa do que vencer em Mônaco, por exemplo, quando você faz a pole position e lidera a corrida desde a primeira volta. Hoje ele teve que lutar, teve que gerenciar os pneus. Foi difícil. Ele teve que se esforçar tremendamente”, disse o chefe da Ferrari.
“Quando você vence nessas condições, acho que é muito mais, não sei a palavra certa, eu conheço em francês. Estou tentando encontrar a palavra em francês. Mas acho que é um prêmio muito melhor para os pilotos do que vencer quando você faz a pole position e as voltas mais rápidas”, comentou ele.
Sua vitória agora o separa de Lando Norris, o segundo colocado no campeonato, por apenas 24 pontos.