Frederic Vasseur, chefe da Ferrari, acredita que a equipe decidirá sobre o foco do desenvolvimento para o próximo ano, após as primeiras quatro ou cinco corridas da temporada 2025 da Fórmula 1.
A Scuderia quase conquistou o título de construtores em 2024 e entra na última temporada do ciclo de regras atual, pronta para desafiar novamente. Para isso, a equipe fez o que Charles Leclerc chama de uma ‘série de pequenos passos’ com o SF-25, que se somam a um conceito fortemente revisado. Isso inclui, mas não se limita a uma mudança da suspensão dianteira push-rod para pull-rod, que o Diretor Técnico Loic Serra acredita que ‘é sobre encontrar algum espaço para impulsionar o desenvolvimento aerodinâmico do carro ao longo da temporada’.
Mas com grandes mudanças chegando aos regulamentos aerodinâmicos e da unidade de potência em 2026, a Ferrari não pode gastar todos os seus recursos desenvolvendo o carro de 2025 e correr o risco de não capitalizar sobre as novas regras.
Falando à imprensa, Vasseur afirmou que a posição da Ferrari no campeonato este ano, irá influenciar diretamente quando ela mudará o foco para os regulamentos de 2026. “Acho que será o mesmo para todos. É completamente verdade que estamos no último ano desse regulamento. É óbvio para todos que em uma certa altura você terá que fazer uma escolha entre 2026 e 2025, mas acho que o principal momento da escolha será a situação no campeonato. O carro atual, o carro de 2025, é a extensão de 2024. No final das contas, é sempre a extensão do ano anterior. É mais a situação após quatro ou cinco corridas que ditará a situação e a escolha entre 2025 e 2026”, disse ele.
Vasseur continuou, dizendo que caso a Ferrari esteja na briga pelo título após as primeiras etapas da temporada 2025, ela continuará a dividir o desenvolvimento entre o carro deste ano e o do próximo. Se a Ferrari não tiver atingido essas expectativas, ele vê pouco sentido em continuar a desenvolver o SF-25 e, independentemente da posição da equipe nas férias da F1 no meio do ano, a equipe italiana estará totalmente focada em 2026.
O que Vasseur acredita que acontecerá, no entanto, é que a Ferrari estará envolvida em uma disputa com McLaren, Mercedes e Red Bull e o desenvolvimento será um ato de equilíbrio. “Sabemos que o prazo de entrega é bastante importante para as grandes peças e provavelmente nas férias, estaremos todos totalmente focados em 2026. Se você der uma olhada na mudança de regulamento anterior, acho que foi no final de 2021, quando você teve a luta entre Mercedes e Red Bull, eles foram capazes de trazer atualizações nos últimos dois eventos”, acrescentou.
“Mas, novamente, mesmo que você tenha um plano, mesmo que você decida agora que faremos assim, vamos ver depois de algumas corridas onde estaremos. Se estivermos um segundo atrás, não faz sentido continuar a desenvolver. Se for um segundo acima, você pode se concentrar um pouco em 2026, mas acho que esses dois cenários não são realistas. Acho que será a continuidade do ano passado com quatro equipes capazes de vencer corridas, capazes de vencer o campeonato, e será uma boa luta”, encerrou o francês.