Frederic Vasseur, chefe da equipe Ferrari, destacou a importância de aprender com os erros cometidos ao longo da temporada 2024 da Fórmula 1, para ainda manter a Scuderia na briga pelo título de construtores este ano. A equipe ocupa atualmente a segunda posição no campeonato, 36 pontos atrás da McLaren e 13 à frente da Red Bull Racing, com 147 pontos em disputa nas últimas três etapas.
Caso conquiste o título, seria o primeiro da Ferrari desde 2008 e a primeira conquista de Vasseur como líder de uma equipe de Fórmula 1. Após uma fase complicada no meio da temporada, o time italiano voltou à disputa graças a atualizações que impulsionaram o desempenho do SF-24, levando Charles Leclerc a vencer duas vezes e Carlos Sainz a garantir uma vitória após as férias da categoria.
Apesar da evolução apresentada, Vasseur destacou que é preciso evitar lamentar o passado e focar no que pode ser feito para melhorar nas corridas restantes. “Acho que não perdemos tantos pontos por causa de estratégias, mas claro, há frustração quando olhamos para a temporada inteira”, afirmou o francês.
Ele reconheceu falhas do time, incluindo abandonos duplos no GP do Canadá e dificuldades após uma atualização mal executada no GP da Espanha. No entanto, Vasseur ponderou que todas as equipes enfrentam desafios: “Todo mundo pode dizer: ‘Se eu não tivesse feito isso ou aquilo, poderia ser campeão’. O mais importante é evitar correr com ‘e se’, porque todos podem vencer corridas, mas precisamos nos concentrar em evoluir”, acrescentou.
Para Vasseur, o diferencial da Ferrari nas últimas provas será a capacidade de executar as corridas de forma impecável, garantindo boas estratégias e pit stops eficientes. “É uma sensação muito boa para o time quando fazemos tudo certo. É assim que precisamos encerrar o campeonato, se quisermos melhorar na classificação”, concluiu o francês.
Com uma disputa acirrada entre Ferrari, McLaren e Red Bull, as três últimas etapas prometem definir um dos campeonatos mais competitivos dos últimos anos.