O chefe da equipe Ferrari, Frederic Vasseur, saiu em defesa da Red Bull e da RB em meio à controvérsia sobre a propriedade e colaboração de equipes na Fórmula 1.
Zak Brown, CEO da McLaren, vem liderando as críticas contra os fortes vínculos entre as duas organizações, temendo potenciais vantagens indevidas com a colaboração mais próxima planejada para esta temporada.
Embora Christian Horner (Red Bull), Laurent Mekies (RB) e Peter Bayer (CEO da RB), tenham defendido a relação, Brown manteve sua posição contrária.
Vasseur falou à imprensa: “Existem dois pontos: a propriedade da equipe e o regulamento técnico. Colaborações entre equipes são comuns, como a Ferrari com a Haas. É possível haver colaboração mesmo sem serem da mesma empresa. O que importa é a clareza do regulamento, e cabe à FIA decidir se é preto ou branco. Para mim, está claro e sempre foi respeitado.”
Ao defender a dupla propriedade de times, Horner citou modelos de multipropriedade no futebol.
Vasseur concordou: “Na questão da propriedade, podemos imaginar situações extremas, como no futebol e a Liga dos Campeões. Mas também devemos lembrar que, há alguns anos, ficamos felizes com a Red Bull financiando uma equipe quando estávamos em dificuldades”, finalizou.