Frederic Vasseur, chefe da Ferrari, prevê um equilíbrio significativo nas três etapas finais da temporada 2024 da Fórmula 1. Segundo ele, nenhuma equipe deve assumir o controle total nas próximas provas, com o desempenho variando conforme as características das pistas e as condições climáticas.
“Não se trata de impulso nesta temporada”, afirmou Vasseur. “Se você olhar, a Red Bull Racing dominou as primeiras corridas do ano. Depois, tivemos um bom momento, seguido por Mercedes antes das férias, e depois foi a vez da McLaren e novamente nós. Está tão apertado que muda de um fim de semana para outro.”
A Ferrari, que ocupa atualmente o segundo lugar no campeonato de construtores, busca reduzir a diferença de 36 pontos para a líder McLaren, . Carlos Sainz e Charles Leclerc terminaram os treinos de sexta-feira em Las Vegas na quarta e quinta posições, enquanto Lando Norris foi o segundo mais rápido.
Vasseur acredita que as provas finais em Las Vegas, Catar e Abu Dhabi, podem seguir o padrão do GP da Bélgica, onde quatro equipes diferentes, Ferrari, McLaren, Red Bull e Mercedes, lideraram ao menos uma das sessões no final de semana.
“Eu me lembro de Spa, onde tivemos Verstappen liderando o TL1, McLaren o TL2, Mercedes o TL3, nós largando da pole e Mercedes vencendo a corrida. As quatro equipes dominaram pelo menos uma sessão naquele fim de semana”, acrescentou.
Para o chefe da Ferrari, a chave será aproveitar as oportunidades nos momentos certos. “Não será uma questão de uma equipe dominar as próximas corridas. O importante será estar no lugar certo na hora certa”, finalizou Vasseur.
Apesar das condições imprevisíveis, a Ferrari permanece otimista e focada em recuperar terreno para diminuir a diferença para a McLaren. Com características distintas entre os circuitos restantes, Vasseur destacou que a equipe precisa trabalhar para maximizar seu desempenho tanto na sessão de classificação quanto na corrida, enquanto busca tirar proveito de possíveis caos nas provas finais.