O chefe da Ferrari, Fred Vasseur, discordou da afirmação de Max Verstappen de que teria conquistado o título de 2024 na Fórmula 1 ainda mais cedo, caso estivesse correndo para a McLaren ou para a Ferrari nesta temporada.
“Não faz sentido pensar ou dizer que em outra equipe Verstappen teria vencido da mesma forma, pois não é possível separar o desempenho de um piloto do desempenho de seu carro”, afirmou Vasseur à Autosprint. “Há muitos elementos envolvidos.”
O chefe da Ferrari exemplificou sua posição: “Não faz sentido Verstappen dizer que teria vencido na McLaren também, já que o nível de qualidade da equipe de Woking também depende do feedback e do trabalho realizado com seus pilotos atuais”, acrescentou.
Vasseur reconheceu que a Red Bull Racing teve um período de dificuldades durante a temporada, mas destacou a capacidade de Verstappen de maximizar os resultados mesmo quando o carro não estava no seu melhor.
“O que me impressionou sobre Verstappen este ano foi sua capacidade de extrair o melhor mesmo quando eles (Red Bull) estavam com dificuldades”, disse Vasseur. “E esta é uma lição para nós, porque ao longo de uma temporada, em um contexto tão competitivo, há corridas em que não somos os mais fortes, mas é necessário maximizar o resultado. Para vencer, você precisa fazer a diferença quando não está no lugar certo, e foi aí que Max fez a diferença”, completou o francês.
A declaração de Vasseur reforça a complexidade do desempenho na Fórmula 1, onde diversos fatores, além do talento do piloto, influenciam os resultados.