Desde que a Liberty Media assumiu o comando comercial da Fórmula 1, a empresa americana tem se empenhado em deixar a categoria mais “atrativa”, com um campeonato extremamente disputado e de corridas emocionantes.
Assim, várias medidas foram impostas ao longo dos últimos anos. O mais novo chefe de equipe da Ferrari, Frederic Vasseur, acredita que a competição se encaminha para a aproximação dos times e, portanto, maiores disputas.
“Os regulamentos são bons se as equipes estiverem na frente!” disse em entrevista à Racecar Engineering. “Piadas à parte, eles mudaram drasticamente nos últimos anos com os regulamentos de teto de gastos, regulamentos técnicos, regulamentos esportivos para o uso de túneis de vento, etc. Tudo isso está indo na direção da convergência de desempenho”, afirmou o francês.
Vasseur enfrenta as propostas da categoria de um campeonato mais equilibrado com a missão de levar a maior campeã da Fórmula 1 de volta ao topo, uma vez que já fazem 15 anos desde o último título da Ferrari, campeonato de construtores de 2008.
As expectativas da equipe de Maranello em cima do novo chefe são altas, mas Frederic prefere ressaltar o trabalho coletivo a ser feito e não apenas o individual: “O peso do trabalho em equipe é muito mais importante do que o peso dos indivíduos hoje em dia, muito mais do que era há alguns anos atrás.”
“A influência de uma única pessoa é menor, mas isso não quer dizer que eles sejam menos críticos porque agora são mais especializados do que nunca. A Fórmula 1 está evoluindo de forma a responder melhor aos especialistas do que aos indivíduos com uma visão geral de um determinado assunto.”
“No entanto, com isso, houve a necessidade de coordenar de forma mais eficaz aqueles especialistas que antes podiam fazer muito mais do que fazem agora. Isso muda drasticamente a estrutura das equipes e o resultado no desenvolvimento.”
“Outra influência é que as equipes têm uma nova geração entrando na Fórmula 1, e esses talentos têm um ponto de vista completamente novo. Eles respeitam diferentes tecnologias e físicas de várias maneiras para a geração anterior. Portanto, é essencial ter uma gestão com muita experiência para fazer esta coordenação da forma mais eficaz possível sem deixar que muitos pontos de vista interfiram entre si”, enfatizou Vasseur.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.