A primeira metade da temporada de F1 trouxe uma disputa pelo título muito mais intensa do que em 2023, quando a Red Bull dominou. Este ano, quatro equipes diferentes conseguiram conquistar vitórias e somar pontos importantes.
Frederic Vasseur, chefe da equipe Ferrari, expressou surpresa com a mudança na competição: “Eu acho que é verdade que tivemos a primeira parte da temporada na China, onde a Red Bull estava voando. Depois tivemos uma boa sequência para nós com duas ou três vitórias, e então foi a McLaren, e agora é a Mercedes, ou Mercedes e McLaren,” disse Vasseur.
Enquanto na temporada passada a Ferrari e a Mercedes lutaram pelo segundo lugar no campeonato de construtores, este ano a McLaren se destacou como uma forte concorrente, tornando a equipe mais próxima da Red Bull: “Acho que as quatro equipes fizeram um trabalho semelhante. Não é muito comum, depois de 12 ou 13 corridas, ter quatro equipes em posição de ganhar o campeonato,” explicou Vasseur.
“Marcamos algo como 60% a mais de pontos do que há um ano, após 12 meses, ou algo assim. Reduzimos a diferença em 300% para a Red Bull, e acho que essa é a parte interessante do campeonato,” acrescentou.
No GP da Bélgica, última corrida antes da pausa de verão, teve Lewis Hamilton como vencedor após a desclassificação de seu companheiro de equipe, George Russell. Oscar Piastri ficou em P2, e Charles Leclerc em P3. Com isso, Mercedes, McLaren e Ferrari ocuparam o pódio. Vasseur comentou sobre a corrida: “Na sexta-feira de manhã, eu teria apostado em Max, mesmo começando em P11, que ele estaria voando. Então, à tarde, ficou claro que seria a McLaren, e no final, conseguimos a pole e a Mercedes venceu a corrida. É um bom resumo da temporada e do campeonato deste ano.”
Na segunda metade da temporada, a Ferrari perdeu o segundo lugar no Campeonato de Construtores para a McLaren. Apesar das dificuldades, Vasseur mantém uma perspectiva positiva: “Perdemos muitos pontos nesta etapa, mas acho que estamos de volta hoje considerando o ritmo que tivemos na sexta-feira, já que terminamos antes do P7,” concluiu o chefe da equipe Ferrari.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.