Após um início promissor na temporada 2024 da Fórmula 1, a Red Bull Racing enfrentou dificuldades crescentes ao longo do ano, especialmente após o GP de Miami. Max Verstappen revelou ter sido ele mesmo quem identificou o problema no carro da equipe, o que levou a uma revisão completa dos planos de desenvolvimento do RB20.
O holandês percebeu já no início da temporada que algo estava errado, mas como ainda conseguia vencer corridas, nenhuma ação imediata foi tomada. Com a introdução de atualizações, as falhas começaram a se tornar mais evidentes. Foi após o GP da Itália, em Monza, que a equipe concluiu que mudanças drásticas seriam necessárias.
“Todos os planos para novas peças, que seriam implementadas mais tarde, precisaram ser descartados. A equipe começou praticamente do zero depois disso. Antes, não conseguiam identificar o problema exato”, afirmou Verstappen ao De Telegraaf.
O piloto desempenhou um papel importante no diagnóstico das falhas, especialmente ao analisar os dados ao lado de sua equipe. Ele notou mudanças aerodinâmicas nas curvas e alterações na altura do carro em gráficos que não correspondiam aos dados do ano anterior.
“Eu nunca tinha visto aquelas linhas, aqueles gráficos, antes. Foi então que disse que estava claro no que precisávamos trabalhar, porque os engenheiros obviamente sabem exatamente o que foi modificado em relação ao carro do ano passado”, concluiu o piloto holandês.
As melhorias começaram a aparecer nos estágios finais da temporada, com Verstappen vencendo duas corridas, mesmo em finais de semana desafiadores. Apesar do trabalho intenso que ainda está por vir para 2025, o agora tetracampeão acredita que sua equipe já tem clareza sobre os ajustes necessários para voltar à competitividade no próximo ano.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.