O piloto da Red Bull Racing, Max Verstappen, forneceu mais detalhes sobre sua punição por usar um palavrão durante a coletiva de imprensa dos pilotos da FIA, na quinta-feira antes do GP de Singapura de Fórmula 1. O holandês também chamou o episódio de ‘bizarro’.
Verstappen foi considerado culpado por uma violação do Artigo 12.2.1.k do Código Esportivo Internacional e, consequentemente, foi punido e será obrigado a realizar ‘algum trabalho de interesse público’, de acordo com o documento oficial dos comissários da FIA. O piloto de 26 anos usou um palavrão em resposta a uma pergunta de um jornalista, apenas um dia depois que o presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem, havia pedido que a transmissão de palavrões dos pilotos, fosse reduzida nos rádios das equipes.
Quando questionado diretamente sobre a pressão para proibir palavrões, Verstappen se manifestou veementemente contra a sugestão, dizendo: “O que somos, crianças de cinco anos?”.
O que Verstappen será exatamente obrigado a fazer como punição ainda não está claro, mas o holandês afirmou que ficou ‘bastante surpreso’ com o fato de seu uso de linguagem ter resultado em algo assim.
“É algo pessoal? Não me preocupo com isso e não quero perder minha energia com isso”, disse ele ao jornal holandês De Telegraaf. “Quando eles me leram isso, fiquei bastante surpreso. Vou ter que participar de algo, talvez via laptop. Uma conferência ou algo assim…”
A punição ocorre em um fim de semana já difícil para Verstappen e a Red Bull. O Circuito Marina Bay Street tem sido um ‘calcanhar de Aquiles’ para a equipe nas últimas temporadas e, com o RB20 lutando consideravelmente ultimamente, especialmente em zebras e ondulações na pista (algo comum no circuito de Singapura), as perspectivas para a equipe de Milton Keynes não são muito promissoras.
O fim de semana começou de forma problemática para o holandês. Após terminar o TL1 em quarto lugar, ele teve dificuldades no TL2, encerrando a segunda sessão apenas em P15. E com a Red Bull já tendo perdido a liderança no campeonato de construtores para a McLaren, Verstappen está apenas visando estender sua vantagem no título de pilotos e não acredita que esta última distração (a punição) mereça seu tempo.
“Seria melhor se eu não dissesse nada sobre isso. Porque tudo o que eu disser sobre isso realmente não merece nenhuma atenção. Acho que tudo isso é bizarro”, disse ele enquanto caminhava pelo paddock de volta à hospitalidade da Red Bull.
Coincidentemente, o frenesi em torno de seu uso de linguagem ocorreu após Kevin Magnussen, em seu retorno à F1 após uma proibição de corrida, afirmar que estava pronto para ‘foder tudo’, pelo qual não recebeu nenhuma punição.
“Mas ele não disse isso na coletiva de imprensa, essa é a diferença”, afirmou Verstappen. “Aparentemente aqui no paddock podemos xingar. Então da próxima vez você não precisa me perguntar nada na coletiva de imprensa e então podemos contar nossa história aqui”, encerrou o piloto holandês.
O F1MANIA.NET acompanha ‘in loco’ todas as atividades do GP de Singapura com o jornalista Rodrigo França.