Max Verstappen, piloto da Red Bull Racing, minimizou as vaias recebidas durante o evento ‘F1 75 Live’ em Londres, afirmando que ‘não vale o meu tempo’ comentar sobre o assunto. O piloto holandês reagiu com indiferença às vaias misturadas com aplausos durante sua apresentação no O2 Arena.
O chefe da Red Bull, Christian Horner, também foi alvo de vaias, o que levou a FIA a condenar o comportamento ‘tribalista’ de parte do público. Jos Verstappen, pai de Max, chegou a dizer que seu filho poderia boicotar futuros eventos da Fórmula 1 na Inglaterra.
Já nos testes de pré-temporada que estão sendo realizados no Bahrein, Verstappen foi questionado sobre as vaias e respondeu sarcasticamente: “Houve vaias? Talvez eu esteja surdo. Eu realmente não preciso falar sobre isso. Não vale o meu tempo.”
Enquanto Horner e Zak Brown, CEO da McLaren, consideraram as vaias como parte do comportamento normal em eventos esportivos com grandes públicos, Toto Wolff, da Mercedes, e James Vowles, da Williams, discordaram. Ambos acreditam que vaias não têm lugar em eventos como o ‘F1 75 Live’.
“Eu não tinha certeza de como esse evento seria”, disse Vowles. “Acho que foi absolutamente fantástico. Fizemos justiça ao esporte. Parabéns a todos os organizadores e parabéns para as equipes por realmente conseguirem fazer tudo ao mesmo tempo. Eu não acho que seja o lugar para vaias. Estávamos lá representando nosso esporte pelo qual somos apaixonados e precisamos lembrar que ele está tentando refletir o mundo. Não é um ambiente de ‘herói-vilão’,” acrescentou.
Wolff concordou que o evento foi positivo para a F1, elogiando a organização e o feedback dos patrocinadores. Ele expressou surpresa com a quantidade de vaias, especialmente direcionadas a Horner, mas opinou que as vaias não eram direcionadas a Verstappen. “Não houve vaias, realmente, para Max”, disse Wolff. “Aquilo que aconteceu foi consequência do que aconteceu antes, mas foi grande e ruim e pegou todos de surpresa. Quer dizer, é o território dele e ainda assim, Christian recebeu essas vaias, então vaias não deveriam estar no esporte. Mas na minha opinião, aquilo não era direcionado a Max”, finalizou o chefe da Mercedes.
A FIA declarou que tanto Max Verstappen quanto Christian Horner ‘contribuíram muito para o esporte’ em um comunicado feito em resposta às vaias direcionadas à dupla da Red Bull Racing.