Max Verstappen expressou sua insatisfação com a pilotagem de Lewis Hamilton logo após o início do GP da Itália de Fórmula 1, onde os dois se tocaram. O holandês também parece ter se envolvido em um incidente com o outro piloto da Mercedes, George Russell, durante a primeira volta em Monza.
Verstappen mencionou no rádio, ainda no início da corrida, que Hamilton não deixou espaço suficiente para ele na pista. “Eu já fui penalizado por isso antes, então…,” disse Verstappen. Hamilton também relatou pelo rádio da Mercedes, ter sido atingido por Verstappen, mas a FIA decidiu não tomar nenhuma ação, como costuma acontecer nos primeiros momentos de uma corrida da F1.
Imagens da câmera onboard mostraram que Verstappen se envolveu em incidentes com os dois carros da Mercedes. Após a largada, Russell foi direto na reta, perdendo várias posições ao retornar para a pista. Nesse momento, Hamilton e Verstappen ultrapassaram o britânico, e ao tentar ultrapassar Hamilton, Verstappen acabou se tocando com o heptacampeão, o que o fez diminuir a velocidade, permitindo que Russell se aproximasse. Russell acabou tocando com sua asa dianteira no pneu traseiro direito de Verstappen, perdendo um pedaço da placa lateral da asa, o que o forçou a fazer uma parada antecipada.
Após a corrida, Verstappen comentou sobre os incidentes: “Provavelmente na primeira volta, você está focado nos carros à frente, sem olhar muito nos espelhos. Essa é a única explicação que eu tenho,” afirmou o holandês.
Esses incidentes sublinham as tensões entre Verstappen e os pilotos da Mercedes, especialmente em um circuito onde a disputa pelo pódio estava acirrada desde o início.