Max Verstappen disse que Lewis Hamilton não seguiu as diretrizes traçadas pela FIA, em relação às disputas roda a roda na primeira volta do GP da Austrália de Fórmula 1.
Largando da pole position, Verstappen não conseguiu abrir uma vantagem e foi ultrapassado por George Russell na curva 1.
Hamilton então lançou um ataque por dentro do piloto da Red Bull na zona de frenagem seguinte, com Verstappen escapando para longe enquanto Hamilton conquistava a segunda posição.
Embora Verstappen terminasse à frente dos dois pilotos da Mercedes, ele disse que Hamilton não seguiu as regras na primeira volta.
“D minha parte, apenas tentei evitar o contato”, disse ele. “Está bem claro nas regras o que você pode fazer agora do lado de fora. Claramente, não foi seguido, mas tudo bem. Mas tivemos um bom ritmo. Nós passamos por eles de qualquer maneira. Mas é algo para as próximas corridas levar em conta”, disse o holandês.
A FIA emitiu regras de conduta no início da temporada 2022, para esclarecer os pilotos sobre o que é aceitável na pista.
Em relação às ultrapassagens por dentro, o documento diz: ‘Para que um carro que está sendo ultrapassado seja obrigado a dar espaço suficiente para um carro que está ultrapassando, o carro que está ultrapassando precisa ter uma parte significativa do carro ao lado do carro que está sendo ultrapassado. A manobra deve ser feita de maneira segura e controlada, permitindo que o carro permaneça claramente dentro dos limites da pista’.
‘Ao considerar o que é uma parte significativa para uma ultrapassagem no interior de uma curva, entre os vários fatores que serão observados pelos comissários ao exercerem sua discrição, os comissários considerarão se os pneus dianteiros do carro que está ultrapassando, estão alinhados com os do outro carro até o ápice da curva’.
Em Melbourne, a vitória de Verstappen não foi tão fácil como tem sido para o holandês nos últimos tempos, já que ele foi forçado a enfrentar duas relargadas na corrida por incidentes com bandeira vermelha.
Nas duas ocasiões, ele manteve sua posição, ao contrário da largada original do GP. No entanto, o holandês questionou o quão necessárias foram algumas das decisões da bandeira vermelha nesse domingo.
“Acho que o ritmo do carro era rápido, você podia ver isso imediatamente”, disse ele. “Estávamos sempre lá esperando o DRS abrir para ter chance de passar.”
“Com essas bandeiras vermelhas, não sei, a primeira talvez tenha sico correta, mas acho que a segunda realmente não entendo. Então foi um pouco confuso. Mas nós sobrevivemos a tudo. Tivemos um bom ritmo no carro hoje novamente e vencemos, o que obviamente é o mais importante”, concluiu Verstappen.