F1: “Eu prefiro os carros mais antigos”, afirmou Verstappen sobre efeito solo

O piloto da Red Bull Racing, Max Verstappen, que obteve bastante sucesso na era dos regulamentos de efeito solo introduzidos em 2022 na Fórmula 1, expressou sua insatisfação com as atuais regras aerodinâmicas da categoria. Embora tenha conquistado inúmeras poles, vitórias e os títulos de 2022, 2023 e 2024 (os três sob essas regras, enquanto o de 2021 ainda foi com o regulamento antigo), o holandês afirmou não ser fã da maneira como os carros são construídos atualmente.

“Em termos de sucesso, tem sido bom para mim. Em termos de pilotagem, honestamente, não tem sido o mais divertido, eu diria”, disse Verstappen para a imprensa, antes do evento ‘F1 75 Live’.

Questionado sobre o que tipo de carro ele prefere pilotar, Verstappen foi direto: “Eu prefiro os carros mais antigos”. O tetracampeão afirmou que os carros atuais são muito sensíveis e qualquer alteração no asfalto da pista perturba o fluxo de ar sob o carro, o que frequentemente resulta em mudanças momentâneas de equilíbrio, inclusive nas curvas, como o holandês relatou diversas vezes ao longo da temporada de 2024.

Verstappen destacou que seu sucesso recente não influencia sua avaliação dos regulamentos. “Também, fisicamente, com os saltos (que o carro sofre), não é tão divertido passar pelas zebras. Todas as pistas agora precisam ser super lisas, eu diria, o que é uma pena. Tem sido bom para mim em termos de resultados, mas não gosto de avaliar as coisas por causa dos resultados. Em termos de pilotagem, é mais ou menos, eu diria. Ainda é um carro de Fórmula 1, não me entenda mal, ainda é muito rápido, mas acho que os carros de 2020 e 2021 eram um pouco mais ágeis, eu diria”, concluiu o piloto holandês.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.