Max Verstappen saiu em defesa de seu companheiro de equipe, Sergio Perez, que tem enfrentado muitas dificuldades nas últimas corridas e recebido críticas sobre seu desempenho. Para Verstappen, cabe à Red Bull Racing trabalhar em melhorias no carro para recuperar a competitividade, o que ajudaria Perez a voltar à disputa em melhores condições.
A situação de Perez vem sendo amplamente discutida, principalmente após seu desempenho decepcionante no GP do México de Fórmula 1, onde terminou a corrida em P17, que foi a última posição entre os pilotos que completaram a prova. Desde as férias da categoria, o piloto mexicano conseguiu somar apenas 18 pontos nas últimas seis corridas, desempenho que contribuiu para a queda da Red Bull para a terceira posição no campeonato de construtores.
Verstappen, que começou a temporada de forma dominante, com sete vitórias nas dez primeiras corridas, também sentiu o impacto da perda de performance do carro. Apesar de ainda manter uma vantagem de 47 pontos na liderança do campeonato de pilotos, ele não vence desde o GP da Espanha, em junho, enquanto Ferrari e McLaren ganharam terreno.
Em conversa com a imprensa em Interlagos, onde o F1MANIA.NET está presente, Verstappen destacou a evolução dos adversários: “Desde a China, tem sido bastante difícil para nós. Outras equipes definitivamente melhoraram. Elas tiveram bons pacotes de atualizações, e até para mim tem sido difícil estar no pódio consistentemente.” Ele acrescentou que o foco da Red Bull deve ser melhorar o carro, o que segundo ele, beneficiaria também Perez. “Se conseguirmos melhorar o nosso carro, isso naturalmente vai ajudar Checo. É nisso que estamos trabalhando.”
Por outro lado, Perez, que renovou seu contrato até o final de 2025, afirmou que não está preocupado com os rumores de que poderia perder sua vaga para Liam Lawson, piloto que impressionou em seu retorno ao grid com o apoio da equipe satélite da Red Bull, a RB. Perez rebateu os rumores com veemência: “São só rumores. Acho que precisa haver mais profissionalismo por parte da mídia para não espalhar boatos como esses. No fim, quem perde credibilidade são os que espalham esses rumores”, afirmou o mexicano.
Mesmo confiante de que continuará na equipe, Perez enfrentou novos desafios em São Paulo, onde largará apenas na 13ª posição para a corrida Sprint. A Red Bull segue pressionada para resolver as questões de desempenho que têm afetado seus pilotos em um momento decisivo da temporada.
O F1MANIA.NET acompanha o GP de São Paulo ‘in loco’ com os jornalistas Gabriel Gavinelli, Kadu Gouvêa e Nathalia De Vivo.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.