Sobre colisão no GP da Áustria, Max Verstappen afirmou que ele e Lando Norris concordaram em quase tudo após terem conversado.
O incidente dos dois resultou na retirada de Norris da corrida e em um P5 para Verstappen. O atual campeão foi penalizado com 10 segundos por ter causado a colisão, mas isso não mudou no resultado final.
Após a corrida, o piloto da McLaren estava frustrado com o colega, e disse que se ele não assumisse a culpa, “perderia o respeito” por ele. Na preparação para o GP da Inglaterra, no entanto, Norris retirou seus comentários e disse que errou ao exigir um pedido de desculpas de Verstappen.
O atual campeão inclusive afirmou que os dois resolveram o problema, e que era importante que os dois mantivessem a amizade.
“Para mim, a única coisa que importava era manter meu relacionamento com Lando, porque somos grandes amigos”, disse Verstappen. “Depois da corrida, eu disse que precisávamos deixar as coisas esfriarem porque as emoções estavam à flor da pele”.
“Nós conversamos imediatamente na segunda-feira, e acho que chegamos à conclusão de que realmente gostamos da nossa batalha.”
“Analisamos o incidente, foi um toque bobo que, é claro, teve grandes consequências para ambos, e um pouco mais para o Lando com o desenvolvimento do pneu furado. Mas gostamos de correr duro. Fazemos isso há muitos anos, não apenas na Fórmula 1, mas também em corridas online onde nos divertimos muito juntos”.
“E essas coisas precisam continuar porque é o que gostamos de fazer, e acho que é ótimo para a Fórmula 1 também.”
Após a corrida e depois de ver os comentários feitos por Norris, Verstappen achou prudente esperar a adrenalina passar para os dois poderem conversar.
“Eu disse, ‘vamos acalmar e deixar as coisas esfriarem um pouco, vamos olhar as imagens’”, ele lembrou. “Foi isso que fiz com o Lando. Ele é o único que me importa, porque qualquer outra coisa, isso não é para mim. Todos podem ter uma opinião”.
“Só olho para o relacionamento das coisas, e meu relacionamento com o Lando, é claro, nesse caso”.
Na conversa que tiveram, Verstappen revelou que os dois concordaram em quase tudo sobre o acidente.
“Nós concordamos com 99% de tudo. Isso é muito, eu acho. E naturalmente eu disse ao Lando, quando você vai para ultrapassagens por dentro ou por fora, pode confiar que não estou aqui para te tirar da pista”.
“Da mesma forma que mencionamos antes. Naturalmente, sempre há uma reação humana quando alguém mergulha por dentro ou por fora, e você tem uma pequena reação a isso. Mas eu senti que tudo o que fiz não foi nada exagerado. Claro, assim como você projeta o carro, você tenta ir até o limite das regras”.
“Talvez você encontre algumas áreas cinzentas aqui e ali. E é a mesma coisa na corrida. Caso contrário, você nunca será um piloto de ponta e nunca terá sucesso na vida de qualquer maneira”.
Verstappen também refletiu sobre a disputa com Lando Norris, destacando o respeito mútuo entre eles.
“Eu conheço, é claro, o Lando, ele é um cara ótimo, uma pessoa muito legal que ama a Fórmula 1, é claro que ele adora corridas. Ele é muito apaixonado por isso, naturalmente, depois da corrida, você também tem que perceber, ele está lutando por sua potencial segunda vitória. Eu estou lutando pela minha 62ª vitória”.
“Naturalmente, suas emoções são um pouco diferentes. Eu sei disso por mim mesmo, quando estava lutando por essas primeiras vitórias na F1. Mas está tudo bem, por isso também digo a ele para esfriar um pouco as coisas e conversaremos amanhã.”
E sobre uma próxima disputa entre eles, Verstappen respondeu:
“Vamos com tudo! É isso que acordamos. Porque é isso que gostamos de fazer e é bom para a Fórmula 1 também.”