Max Verstappen, piloto da Red Bull Racing, demonstrou incerteza quanto ao real impacto das novas regras da Fórmula 1 programadas para a temporada de 2026.
Essas novas regras, que incluem uma grande reformulação nas unidades de potência e uma nova abordagem aerodinâmica, prometem mudar a dinâmica da categoria. O receio de Verstappen se dá pela própria magnitude das mudanças, que podem afetar o desempenho dos carros e a competitividade no grid.
Um ponto central da reformulação é a significativa redução da potência do motor a combustão e aumento da potência elétrica. Para compensar a perda de velocidade, a nova aerodinâmica deve ser mais extrema, o que levanta dúvidas sobre a efetividade da solução.
“Vai ser bem diferente”, afirmou Verstappen ao site Formula.hu. “Um pouco mais lento em termos de tempo de volta na maioria dos circuitos. É muito difícil prever com novas regras. É positivo, é negativo?”, questionou.
Verstappen acredita que a melhor forma de avaliar o impacto das mudanças, é simplesmente esperar pela estreia da temporada 2026. Ele relembra o ceticismo inicial em relação às regras atuais, que entraram em vigor em 2022, e acabaram beneficiando a Red Bull e o próprio Verstappen.
“Sempre fico no meio termo, vou apenas esperar para ver como vai ser. Foi o que aconteceu com as regras que temos agora. Eu estava pensando, ‘é bom, é ruim?’ Felizmente, funcionou muito bem para mim em termos de competitividade da equipe, mas você nunca sabe com novos regulamentos”, finalizou o piloto holandês.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.