Max Verstappen, atual campeão mundial, recebeu uma advertência dos comissários do Grande Prêmio de Mônaco após uma investigação sobre um incidente ocorrido no final do Treino Livre 3 (TL3). O piloto da Red Bull foi chamado pelos comissários para esclarecer a situação após um episódio na última parte da sessão de treinos.
Durante os momentos finais do TL3, Verstappen estava em uma volta rápida, mas teve que abortá-la na saída da piscina devido ao tráfego, incluindo seu companheiro de equipe Sergio Perez. A Red Bull orientou Verstappen a cruzar a linha de chegada, mas com 20 segundos restantes no relógio, o holandês moveu-se para a extrema esquerda da reta dos boxes, longe da linha de corrida, e reduziu a velocidade para até 20 km/h (12,4 mph).
Embora os comissários tenham considerado que a ação de Verstappen não foi perigosa e não prejudicou outros pilotos, eles concluíram que ele estava dirigindo “desnecessariamente devagar” na reta de largada e chegada, o que constitui uma violação do Artigo 33.4 do Regulamento Esportivo. Como resultado, Verstappen recebeu uma advertência.
Em outro incidente investigado após o TL3, Lando Norris recebeu uma reprimenda devido a um episódio com George Russell na saída do túnel. Os detalhes do incidente não foram divulgados completamente, mas foi suficiente para os comissários aplicarem a penalidade leve ao piloto da McLaren.
Essas decisões mostram a atenção rigorosa dos comissários em manter a segurança e a integridade das sessões de treinos e da corrida em um dos circuitos mais desafiadores do calendário da Fórmula 1.
O F1MANIA.NET acompanha ‘in loco’ todas as atividades do GP de Mônaco com o jornalista Rodrigo França.