Max Verstappen, tetracampeão mundial pela Red Bull, adicionou mais um reconhecimento ao seu já extenso currículo ao ser eleito o melhor piloto da temporada de 2024 pelos seus colegas de grid na tradicional votação anual. Este é o quarto ano consecutivo que o holandês ocupa o topo da lista.
Na sétima edição da votação intitulada Drivers’ Driver of the Year, cada piloto do grid foi convidado a classificar os 10 melhores da temporada, com a garantia de que os votos permaneceriam confidenciais. Os resultados foram compilados utilizando o sistema de pontuação atual da Fórmula 1, onde o primeiro colocado recebe 25 pontos, o segundo 18, e assim por diante, até o 10º, que ganha 1 ponto.
Verstappen dominou a votação com oito pilotos o colocando no topo de suas listas e sendo incluído no top 4 de todos os participantes. O holandês assegurou o título mundial com duas corridas de antecedência, durante o GP de Las Vegas, e conquistou o respeito dos rivais pela consistência e excelência demonstradas ao longo do ano.
O vice-campeão da temporada, Lando Norris, da McLaren, ficou em segundo lugar na votação, subindo duas posições em relação ao ano passado. O britânico, que venceu quatro corridas em 2024, foi seguido por Charles Leclerc, da Ferrari, que também subiu dois lugares e completou o pódio, refletindo o top 3 do campeonato de pilotos.
George Russell, da Mercedes, foi uma das surpresas, estreando na lista em quarto lugar, após uma temporada marcada por um desempenho sólido que o colocou em destaque entre os rivais. Oscar Piastri, da McLaren, subiu três posições e ficou em quinto, após vencer seus dois primeiros GPs na Hungria e no Azerbaijão.
Carlos Sainz, que se prepara para sua mudança para a Williams, manteve a sexta posição pelo segundo ano consecutivo, em uma temporada onde conseguiu múltiplas vitórias pela Ferrari. Pierre Gasly, da Alpine, subiu dois lugares para sétimo, graças a uma recuperação notável na reta final do campeonato, com quatro pontuações nas últimas cinco corridas.
Nico Hulkenberg, da Haas, estreou na lista em oitavo, após uma temporada consistente que incluiu 10 chegadas entre os pontos. Fernando Alonso, que enfrentou dificuldades com o carro da Aston Martin, caiu seis posições, terminando em nono, enquanto Lewis Hamilton, que está de saída da Mercedes rumo à Ferrari, completou o top 10, caindo oito posições em relação ao ano passado.
Yuki Tsunoda, da RB, chegou perto de entrar no top 10 após sua temporada mais forte até o momento. A votação contou com a participação de nomes como Albon, Alonso, Bottas, Colapinto, Magnussen e outros pilotos do grid.
Top 10 dos melhores pilotos de 2024 – segundo os pilotos
1. Max Verstappen (Red Bull) – Mantém posição
2. Lando Norris (McLaren) – Sobe 2 posições
3. Charles Leclerc (Ferrari) – Sobe 2 posições
4. George Russell (Mercedes) – Nova entrada
5. Oscar Piastri (McLaren) – Sobe 3 posições
6. Carlos Sainz (Ferrari) – Mantém posição
7. Pierre Gasly (Alpine) – Sobe 2 posições
8. Nico Hulkenberg (Haas) – Nova entrada
9. Fernando Alonso (Aston Martin) – Cai 6 posições
10. Lewis Hamilton (Mercedes) – Cai 8 posições
A votação é um reflexo do respeito e admiração dos próprios competidores e destaca o impacto que cada piloto teve durante uma temporada desafiadora e repleta de histórias marcantes.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.