Max Verstappen é o piloto que mais levou pontos de penalização em sua carteira desde que o sistema foi implantado na F1 desde 2014. O tricampeão conseguiu três a mais que Sergio Pérez, Kevin Magnussen e Lance Stroll no período.
Desde sua estreia na categoria há quase dez anos, o titular da Red Bull já somou 39 pontos em sua SuperLicença. Entretanto, nunca foram 12 consecutivos em um período de 12 meses, o que lhe renderia a suspensão de uma corrida – Magnussen ficou fora do GP do Azerbaijão por este motivo.
Nos últimos tempos, uma discussão tem acontecido para determinar quais incidentes mereceriam tais punições – e quão severas são essas punições.
Após a suspensão de Kevin, agora é Fernando Alonso quem lidera a tabela de pilotos com mais pontos em sua carteira – o bicampeão soma oito. Verstappen tem sete, tendo acumulado três nas duas últimas corridas no México e São Paulo – mas dois serão tirados da superlicença nos próximos dias.
No histórico de Max, com dez campeonatos na bagagem, tem uma média de 3,9 pontos levados por ano, enquanto Stroll tem uma média mais concentrada de cerca de 4,5 por temporada ao longo de seus oito anos na F1.
Ainda, olhando corrida a corrida, o canadense da Aston Martin é superado por Daniil Kvyat, até levando em conta que o calendário era menor quando corrida. Ao longo de seus 112 GPs, o russo teve 0.23 ponto por final de semana, enquanto Lance teve 0.21 em 166 entradas.
Confira lista de pontos por piloto desde 2014:
1. Max Verstappen 39
2. Sergio Perez 36
3. Kevin Magnussen 36
4. Lance Stroll 36
5. Sebastian Vettel 32
6. Daniil Kvyat 26
7. Fernando Alonso 26
8. Romain Grosjean 23
9. Esteban Ocon 22
10. Nico Hulkenberg 21
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.