Max Verstappen chega mais uma vez com chance de conseguir o título da temporada 2022 da F1. Neste final de semana, o holandês encara o GP do Japão com ainda mais oportunidades de tornar-se bicampeão.
O primeiro match-point do ano aconteceu na última semana com o GP de Singapura. Apesar de precisar de uma combinação de resultados, encarou prova bastante complicada e cruzou a linha de chegada apenas em sétimo.
Mais uma vez, apenas outros dois competidores podem tirar a chance do líder da classificação de colocar as mãos no caneco: Charles Leclerc, vice-líder do campeonato, e seu companheiro de equipe Sergio Pérez.
A primeira oportunidade para Verstappen conseguir o título é caso vença e o monegasco da Ferrari termine abaixo de segundo – vale lembrar que Max venceu em 11 das 17 etapas disputadas até o momento.
Entretanto, mesmo que Charles cruze a linha de chegada na segunda colocação, ainda é possível para o piloto da Red Bull ser campeão: basta vencer e anotar a volta mais rápida para conseguir o ponto extra.
Para que a decisão seja empurrada para a corrida seguinte, o GP dos Estados Unidos em 23 de outubro, Leclerc ou Pérez precisam terminar à frente de Max. Ou, então, Verstappen terminar fora do top-6 – aconteceu quatro vezes em 17 corridas e em todas Leclerc e Pérez terminaram na frente.