F1: Verstappen escapa de penalidade após colisão com Hamilton

Max Verstappen manteve a quinta colocação no GP da Hungria de Fórmula 1, após os comissários decidirem não punir nenhum piloto pela colisão do holandês com Lewis Hamilton no final da corrida.

Frustrado com as estratégias da Red Bull Racing, Verstappen buscava um lugar no pódio após cair para a quinta posição em seu último pit stop. Ele ultrapassou Charles Leclerc da Ferrari, mas não conseguiu superar a Mercedes de Hamilton.

Na volta 63 de 70 da corrida, o holandês tentou ultrapassar Hamilton por dentro na curva 1, mas calculou mal, travou os pneus e bateu na roda dianteira direita do W15.

Hamilton seguiu sem problemas para o seu 200º pódio na carreira em P3, atrás de Oscar Piastri e Lando Norris. Verstappen caiu para a quinta posição, atrás de Leclerc, e ainda teve um breve confronto com Carlos Sainz na outra Ferrari.

Verstappen foi convocado pelos comissários, que emitiram o seguinte comunicado: “Na aproximação da curva 1, tanto o carro 44 (Hamilton) quanto o carro 1 (Verstappen) ultrapassaram o carro 23 (Alex Albon). O carro 44 retornou à linha de corrida antes da zona de frenagem e começou a entrar na curva 1. O carro 1 se aproximou da curva mais rápido do que nas voltas anteriores (devido ao DRS) e freou no mesmo ponto que anteriormente.”

“O piloto do carro 1 argumentou que o carro 44 estava mudando de direção na frenagem. O piloto do carro 44 afirmou que estava simplesmente seguindo sua linha de corrida normal (o que foi confirmado pelo exame de vídeo e telemetria de voltas anteriores).”

“Estava claro que o carro 1 travou as duas rodas dianteiras na aproximação da curva 1 antes de qualquer impacto ocorrer, mas perdendo a linha normal de curva para uma manobra típica de ultrapassagem. O piloto do carro 44 afirmou que se tratou de um incidente de corrida, enquanto o piloto do carro 1 argumentou que se tratava de um caso de mudança de direção na frenagem. Os comissários não consideram este um caso típico de ‘mudança de direção sob frenagem’, embora seja nossa determinação que o piloto do carro 44 poderia ter feito mais para evitar a colisão. Portanto, determinamos que nenhum piloto foi o principal culpado e decidimos não tomar nenhuma outra medida”, encerra o comunicado.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.