O futuro Diretor Técnico da Aston Martin a partir da temporada 2025 da Fórmula 1, Adrian Newey, acredita que a pressão estava começando a afetar Max Verstappen em sua épica disputa pelo título de 2021 com Lewis Hamilton, com o ainda projetista da Red Bull Racing, mesmo afastado das atividades da equipe na F1, dizendo que Verstappen estava ‘um pouco fora de ordem’, como na corrida no Brasil naquele ano.
À medida que Verstappen e a Red Bull surgiram em 2021 para desafiar a sequência de domínio de Hamilton na Fórmula 1, os dois protagonistas na disputa pelo título se viram envolvidos em várias batalhas ferozes e algumas colisões, com seus incidentes em Silverstone e Monza permanecendo na memória.
Mas Newey chamou a atenção para a intensa briga entre Verstappen e Hamilton no Brasil naquele ano, com ambos os pilotos indo para a área de escape da curva 4 em um determinado momento, enquanto Hamilton tentava ultrapassar por fora, e Verstappen freava tarde.
Hamilton conseguiu a ultrapassagem e venceu a corrida, aumentando ainda mais a pressão sobre Verstappen e a Red Bull, com Newey afirmando que Verstappen teve sorte de escapar de uma penalidade por seu movimento, cruzando a linha em P2, dez segundos e meio atrás de Hamilton.
Questionado durante o ‘High Performance’ Podcast se Verstappen, agora um tricampeão, já mostra sinais de fraquezas, Newey respondeu: “Eu acho que um pouco talvez em sua conquista do campeonato em 2021, onde a intensidade da disputa, particularmente após Silverstone, na pista, entre Lewis e Max se tornou muito intensa, eu acho que Max tinha sentimentos muito fortes sobre aquele acidente de Silverstone.”
“E a Mercedes conseguiu encontrar muito mais ritmo em seu carro no final daquela temporada. Então é sempre mais fácil para o caçador do que para o caçado. E Max estava começando, eu acho, a sentir um pouco de pressão do caçado, além de ter tido sorte por não levar uma punição por sua pilotagem no Brasil. Na Arábia Saudita, onde eles tiveram um pouco de toques, isso foi um pouco mais… Eu acho que não estava claro, mas Max estava provavelmente um pouco ‘fora de ordem’ no Brasil na verdade”, afirmou Newey.
Depois disso, Verstappen começou uma sequência de domínio na F1 a partir de 2022, e apesar da McLaren, Mercedes e Ferrari terem apagado esse domínio em 2024, Verstappen permanece em uma posição forte para conquistar seu quarto título de pilotos consecutivo, com uma vantagem de 62 pontos sobre Lando Norris, mas o holandês precisa ficar atento junto com sua equipe, para não ver essa vantagem desaparecer no restante da atual temporada.