Max Verstappen revelou detalhes da conversa que teve com Lando Norris após o dramático final do Grande Prêmio da Áustria, que viu os pilotos da Red Bull e da McLaren colidirem.
Verstappen e Norris estavam disputando a liderança no Red Bull Ring quando se tocaram nas voltas finais, causando furos nos pneus de ambos e forçando Norris a abandonar a corrida devido a danos adicionais.
Após oferecerem suas primeiras impressões à mídia logo após a corrida, os dois conversaram no dia seguinte, quando as coisas “esfriaram”. Verstappen, que terminou em quinto com uma penalidade de 10 segundos, agora compartilha mais detalhes sobre o que discutiram.
“Para mim, a única coisa que importava era, claro, manter meu relacionamento com o Lando, porque somos grandes amigos”, disse Verstappen, após os comentários de Norris em Silverstone.
“Depois da corrida, eu disse que precisávamos deixar as coisas esfriarem, porque as emoções estavam altas. Nós conversamos imediatamente na segunda-feira e acho que chegamos à conclusão de que realmente gostamos da nossa batalha.
“Ambos, claro… Olhamos para o incidente e foi um toque tão bobo que teve, obviamente, grandes consequências para nós dois, e naturalmente um pouco mais para o Lando, com a forma como o furo evoluiu.
“Mas gostamos de correr duro. Fazemos isso há muitos anos, não apenas na F1, até mesmo em corridas online, quando nos divertimos muito juntos. Essas coisas têm que continuar, porque é isso que gostamos de fazer, e acho que é ótimo para a F1 também.”
Perguntado sobre o quanto discutiu com Norris e como ambos veem agora o incidente, Verstappen continuou: “Concordamos em 99% de tudo, então acho que isso já é muito.
“Naturalmente, eu sempre disse ao Lando, quando você fizer manobras por dentro ou por fora, pode confiar que eu não estou ali para tentar te tirar da pista, e o mesmo vale para o outro lado, porque também falamos sobre isso.
“Sempre há uma reação humana quando alguém entra por dentro ou por fora, que você tem uma reação a isso, mas senti que tudo o que fiz não foi nada exagerado.
“Assim como você projeta um carro, você tenta ir até o limite das regras, talvez encontre algumas áreas cinzentas aqui e ali como um carro, e é assim que você corre, caso contrário, você nunca será um piloto de ponta e nunca terá sucesso na vida de qualquer maneira.”
Verstappen foi então questionado se é possível continuar amigo de outro piloto enquanto lutam pelos prêmios máximos, ao que ele respondeu: “Depende um pouco das suas personalidades.
“Eu conheço o Lando… Ele é um ótimo cara, uma pessoa muito legal que ama a F1”, acrescentou o holandês. “Claro que ele ama correr, é muito apaixonado por isso.
“Você também precisa perceber que ele está lutando pela sua segunda vitória potencial, eu estou lutando pela minha 62ª. Acho que, naturalmente, suas emoções são um pouco diferentes. Eu sei isso de mim mesmo, quando estava lutando por essas primeiras vitórias na F1, mas tudo bem.”
Quanto à perspectiva de outra batalha com Norris em Silverstone neste fim de semana, Verstappen finalizou: “Ainda espero que seja muito acirrado. No ano passado, eles [McLaren] estavam voando aqui, então eles serão rápidos novamente.”