Max Verstappen agora faz parte de uma seletíssima lista de pilotos da F1: a dos tetracampeões. No GP de Las Vegas desta madrugada, o holandês não teve qualquer problema e mesmo cruzando a linha de chegada apenas na quinta colocação, ainda colocar as mãos no título da temporada 2024.
A situação do titular da Red Bull era bastante confortável chegando para o final de semana. Tendo como seu principal adversário na briga pelo caneco Lando Norris, o britânico teria de chegar minimamente nas posições do pódio para conseguir frear o rival e tentar levar adiante o duelo – feito que conseguiu apenas uma vez nas três últimas corridas.
Mas se o bi e o tricampeonato vieram de forma bastante dominante para o holandês, o quarto título mundial teve um desenrolar bastante diferente. O começo do ano foi, sem dúvidas, dominante com cinco vitórias nas primeiras sete corridas, mas com o passar do calendário os triunfos foram ficando cada vez mais escassos.
Acontece que a vitória demorou a voltar – Max passou dez etapas sem vencer entre Áustria e México e só voltou ao degrau mais alto do pódio em São Paulo -, mas os resultados eram sempre constantes. No período sem ganhar, ficou apenas duas vezes fora do top-5, além de ter feito quatro visitas ao pódio, sempre tentando capitalizar em cima de Norris.
E não apenas isso, por mais que Lando tenha engajado na briga pelo caneco especialmente após sua primeira vitória na F1 em Miami, o piloto também deixou passar importantes oportunidades e ainda viu nomes como seu próprio companheiro Oscar Piastri e Charles Leclerc também crescerem no campeonato.
Se o título de Verstappen chegou a ser dúvida em algum momento do campeonato, nunca foi por conta de sua capacidade, mas sim pela falta de desempenho e ritmo apresentados pela Red Bull. Ainda prevalecendo em meio às dificuldades e falta de competitividade de 2024, o quarto título de Verstappen veio para coroar um 2024 de altos e baixos e grandes batalhas.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.