F1: Verstappen garante pole com boa estratégia da Red Bull

Max Verstappen conquistou uma pole position inesperada no sábado, após uma exibição dominante na sessão de classificação para o GP da Arábia Saudita de Fórmula 1. O piloto da Red Bull Racing brilhou especialmente no Q3, onde registrou uma volta recorde mesmo carregando mais combustível que os adversários diretos.

“Foi realmente muito bom, mas definitivamente inesperado conquistar a pole hoje (sábado)”, disse Verstappen. “A equipe fez alguns ajustes finais antes da sessão de classificação, o que me deixou mais confortável no carro e me permitiu atacar mais nas curvas. Melhoramos a cada tentativa, os pneus superaqueceram menos, encontramos o equilíbrio certo e, à noite, o carro ganhou vida.”

A sessão foi interrompida por uma bandeira vermelha provocada por Lando Norris da McLaren, o que forçou as equipes a reverem suas estratégias. Apenas três pilotos tinham dois jogos de pneus novos: Verstappen, Oscar Piastri e George Russell. A Red Bull optou por duas voltas rápidas, estratégia que se mostrou certeira.

“Depois da bandeira vermelha, o time manteve a calma e escolheu a estratégia certa”, destacou o tetracampeão. “Eu não tinha certeza do que fazer, mas Lambiase (engenheiro de corrida de Verstappen) veio no rádio e eles estavam certos. É sempre um esforço coletivo”, disse ele.

O chefe da equipe, Christian Horner, elogiou a performance do holandês: “O que me impressionou foi que Max teve que parar para trocar pneus, então carregava seis ou sete quilos a mais de combustível que os outros, e mesmo assim fez o melhor tempo na primeira volta. Isso colocou pressão nos demais, e sua última volta foi espetacular. Foi uma atuação maravilhosa do Max e de toda a equipe.”

No outro lado da garagem, Yuki Tsunoda garantiu o oitavo lugar no grid de largada. O piloto japonês lamentou não ter conseguido uma volta limpa no Q3, mas se mostrou otimista para a corrida.

“Foi um sábado ok com o oitavo lugar. Esperava um pouco mais, mas minha última volta foi bem bagunçada. Ainda estou aprendendo, é só minha terceira corrida com a equipe. Meu foco está na corrida, onde nosso acerto é mais voltado para o ritmo de prova. Espero conseguir boas ultrapassagens e marcar pontos importantes”, afirmou Tsunoda.

Horner também se mostrou satisfeito com o desempenho do japonês: “Foi bom ver Yuki no Q3. Ele está realmente se adaptando bem ao carro e à equipe. Dez minutos antes da sessão, ele estava tranquilo em um banho de gelo! Estamos muito satisfeitos com ele e confiantes de que pode brigar por bons pontos amanhã”, concluiu o chefe da Red Bull.

🎥 Vídeos mais recente