George Russell larga da pole-position do GP do Canadá da F1. Na classificação feita no final da tarde deste sábado (8), com condições mistas, o britânico fez o exato mesmo tempo de Max Verstappen, mas como marcou primeiro, é quem larga da posição de honra do grid.
Após três sessões bastante diferentes entre si – com chuva, condições mistas e sol brilhando, chegou o momento da tomada de tempos. Neste momento do final de semana, a chuva ainda não deu as caras, mas há previsão de precipitação para a próxima hora de atividade.
Q1
Então, instantes antes da abertura dos boxes, algumas gotas começaram a cair no circuito Gilles Villeneuve. Assim, os pilotos não demoraram muito a sair para aproveitar as condições mais favoráveis dos primeiros minutos da sessão.
Após os primeiros giros rápidos feitos, Max Verstappen foi o primeiro a ficar na primeira colocação, mas o tricampeão logo foi superado por Lando Norris, que anotou 1min14s585, 0s609 mais rápido que o adversário da Red Bull. nesta parte inicial, todos estavam de pneus macios.
Os tempos vinham despencando a medida que as voltas vinham concluindo. Fazendo a alegria da casa, Lance Stroll sustentava o melhor tempo, mas Fernando Alonso, seu companheiro, logo o superou e, na sequência, foi a vez de George Russell pontear o Q1 com 1min14s012.
Neste momento, os cinco pilotos que estavam na zona de corte Guanyu Zhou, que se envolveu em acidentes no Tl1 e Tl3 e teve pouco tempo de pista, Charles Leclerc, Logan Sargeant, Sergio Pérez e Daniel Ricciardo. Ainda restavam dez minutos no relógio.
Para os pilotos que estavam na zona de cortes, o piloto a ser batido era Oscar Piastri, que estava na 15ª colocação. O australiano sustentava a marca de 1min14s3, tempo considerado alto em comparação com as marcas feitas mais cedo.
Menos de quatro minutos e Russell ainda era o mais rápido da primeira parte da classificação. Verstappen, Hamilton, Norris e Stroll completavam os cinco primeiros. Instantes depois, Pierre Gasly saltou para a segunda colocação.
Na outra ponta da tabela,Valtteri Bottas, Sargeant, Yuki Tsunoda, recém-renovado para a temporada 2025, Pérez e Zhou eram os cinco que estavam na zona de corte. Alexander Albon era o 15º.
Último minuto e Hamilton, que liderou o TL3, era o primeiro com 1min12s851, com Norris em segundo, mas Piastri superando o companheiro e se encaixando em segundo. Russell e Carlos Sainz completavam os cinco primeiros.
Bandeira quadriculada e Verstappen fechou como o mais rápido, seguido por Tsunoda, Hamilton, Albon e Piastri. Enquanto isso, os pilotos que foram cortados eram Pérez, renovado por mais duas temporadas, Bottas, Esteban Ocon, Nico Hülkenberg e Zhou.
Q2
Entre o final do Q1 e o começo do Q2, Albon foi informado por rádio que a previsão da chuva era para chegar em cerca de 20 minutos. Portanto, era esperado uma parte final com pista molhada.
Antes da abertura do pitlane, Verstappen protagonizou um momento curioso. O piloto embicou para entrar na fila para sair dos boxes, mas ficou em um ângulo quase tocando no piloto à frente. Pouco depois, a direção de prova indicou que o lance estava sob investigação.
Iniciado a segunda parte e com 1min12s462, Piastri já assumiu a primeira posição, único abaixo de 1min13s nesse primeiro momento de sessão. Hamilton, Russell, Magnussen e Norris estavam completando as cinco primeiras colocações.
Pouco mais de sete minutos para o encerramento e surpreendentemente, Verstappen estava em 11º e na zona de corte. Stroll, Sargeant, Albon e Gasly completavam os cinco pilotos que ficavam pelo caminho no Q2.
As coisas vinham eletrizantes nesse momento da classificação. A medida que o tempo passava, as coisas vinham mudando constantemente. Russell seguia em primeiro, mas na tentativa de melhorar sua volta, quase acertou o muro. Piastri e Hamilton eram na sequência.
Tsunoda, Stroll, Sargeant, Albon e Gasly seguiam na zona de corte e com 1min12s940, o holandês da Red Bull era o décimo colocado e, portanto, estava no limite do treino.
Na quase bandeira quadriculada, os pilotos vinham nas suas tentativas de melhorarem os tempos. Na ponta da tabela, Hamilton saltou para a primeira colocação e foi o primeiro a fazer 1min11s no final de semana e, na sequência, foi a vez de Russell saltar para a primeira colocação com 1min11s742.
Com a sessão encerrada, um choque: ambas Ferrari eliminadas. Leclerc fechou em 11, Sainz em 12], e Sargeant, Magnussen e Gasly ficando pelo caminho.
Q3
Começada a última parte da classificação e Verstappen, Piastri, Norris, Tsunoda, Albon, Ricciardo, Stroll, Russell e Hamilton eram os competidores que brigariam pela pole-position do GP do Canadá da F1. Vale ressaltar que Max teria de se reportar aos fiscais após o encerramento por um incidente na saída do pitlane no Q2.
Após as primeiras voltas, o holandês da Red Bull cravou 1min12s358 e se colocou na primeira colocação, mas ainda com margem para melhorar. Piastri estava a 0s355 do ponteiro, enquanto Alonso estava a 0s423 do tricampeão.
Menos de cinco minutos e a ordem estava com Russell, Hamilton, Verstappen, Piastri, Alonso, Stroll, Albon, Tsunoda, Norris e Ricciardo. Neste momento, grande parte dos pilotos estavam nos boxes para os últimos ajustes antes do encerramento.
Menos de um minuto e todos os pilotos estavam de volta à pista. Russell ainda era o nome a ser batido e, neste momento, Verstappen estava em sexto a 0s358 do primeiro colocado.
Inacreditavelmente, Russell e Verstappen fizeram o mesmo tempo com 1min12s000. Mas como o britânico fez primeiro a volta rápida, é quem larga da posição de honra do grid desta etapa.
F1 2024, GP do Canadá, classificação, resultado:
1) George Russell (Mercedes) 1’12.000
2) Max Verstappen (Red Bull/Honda RBPT) 1’12.000
3) Lando Norris (McLaren/Mercedes) 1’12.021
4) Oscar Piastri (McLaren/Mercedes) 1’12.103
5) Daniel Ricciardo (RB/Honda RBPT) 1’12.178
6) Fernando Alonso (Aston Martin/Mercedes) 1’12.228
7) Lewis Hamilton (Mercedes) 1’12.280
8) Yuki Tsunoda (RB/Honda RBPT) 1’12.414
9) Lance Stroll (Aston Martin/Mercedes) 1’12.701
10) Alexander Albon (Williams/Mercedes) 1’12.796
11) Charles Leclerc (Ferrari) 1’12.691
12) Carlos Sainz (Ferrari) 1’12.728
13) Logan Sargeant (Williams/Mercedes) 1’12.736
14) Kevin Magnussen (Haas/Ferrari) 1’12.916
15) Pierre Gasly (Alpine/Renault) 1’12.940
16) Sergio Pérez (Red Bull/Honda RBPT) 1’13.326
17) Valtteri Bottas (Sauber/Ferrari) 1’13.366
18) Nico Hülkenberg (Haas/Ferrari) 1’13.978
19) Zhou Guanyu (Sauber/Ferrari) 1’14.292
20) Esteban Ocon (Alpine/Renault) 1’13.435
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.