Max Verstappen negou a ideia de que a Red Bull Racing atingiu o limite de desenvolvimento de seu carro de Fórmula 1 em 2024, apesar da crescente ameaça das equipes rivais.
Inicialmente, Verstappen parecia caminhar para mais um campeonato dominante com o novo carro, vencendo quatro das cinco primeiras corridas este ano. No entanto, enquanto o holandês ampliou sua liderança de pontos nos últimos meses, a concorrência eliminou a diferença e encerrou sua sequência de vitórias.
Ao lado de Ferrari e McLaren, a Mercedes surgiu como uma ameaça, e suas vitórias consecutivas marcam a primeira vez desde 2022 que Verstappen fica duas corridas sem vencer.
O chefe da Red Bull, Christian Horner, afirmou desde a temporada passada que a convergência na liderança era inevitável, já que os campeões enfrentam ‘retornos decrescentes’.
Mas tendo afirmado no mês passado que a Red Bull não deveria considerar ser alcançada como ‘normal’, Verstappen rejeita as alegações de que o RB20 não tem margem para evolução.
“Eu me recuso a acreditar nisso, porque senão você fica acomodado”, disse Verstappen. “Estou confiante de que todos na fábrica estão sempre se esforçando ao máximo para trazer mais performance para o carro. Mas claramente existem muitas pessoas inteligentes no mundo, em outras equipes, que também estão fazendo a mesma coisa.”
O status de longa data da Red Bull como líder do Campeonato de Construtores a penalizou desde meados de 2022 com menos tempo de testes aerodinâmicos no túnel de vento do que as demais.
No entanto, Verstappen não quer usar isso como desculpa para explicar a redução da vantagem da Red Bull, pois ele cita que cada equipe entende as regras em vigor.
“Naturalmente, sempre ajudaria ter mais tempo”, disse ele. “Mas é assim que as regras funcionam para tentar frear a equipe vencedora. Honestamente, quando você é quem está perseguindo, fica feliz que seja assim, e é claro que quando você é quem está na liderança e é alcançado durante a temporada, naturalmente você olha para isso como não é o que você quer. Mas é assim que as regras estão escritas, todos concordaram e você apenas tem que lidar com isso”, encerrou o piloto holandês.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.