Max Verstappen escapou de um grande susto na sessão de classificação para o GP de Abu Dhabi de Fórmula 1. O holandês quase bateu na parede dos boxes em sua primeira tentativa de volta rápida no Q3.
Apesar do susto, Verstappen conseguiu manter o controle do carro e até mesmo estabeleceu um tempo provisório na pole position. No entanto, com a estratégia de pneus usada por outros pilotos, o holandês acabou caindo para a quinta posição no grid de largada.
“Eu pensei em um momento, quando eu estava de frente para a parede: ‘Isso pode ser bastante dolorido, mas não é tão rápido’,” disse Verstappen à imprensa. “Mas durante todo o fim de semana, nunca encontramos o ponto ideal, talvez parecêssemos bem no Q1 e Q2, mas na maior parte do tempo, as pessoas estavam abortando suas voltas, tinham pneus novos e então toda vez no início de uma sessão, as pessoas atrás de mim estavam com pneus gastos quando eu colocava pneus novos.”
Verstappen lamentou a falta de ritmo do seu carro durante todo o final de semana. “A dianteira estava mais forte do que nos treinos livres, então isso foi um pouco mais positivo, mas é o deslocamento de balanceamento que temos nas curvas em algumas pistas que a torna um pouco mais limitante”, acrescentou.
O holandês acredita que poderia ter largado na primeira fila, mas reconhece que o quinto lugar ainda é um bom resultado. “Deveríamos ter estado na primeira fila, mas ainda não é ruim, porque sabemos que se resolvermos nossos problemas, vamos ganhar muito tempo de volta, mas é sobre resolver esses problemas, porque nosso deslocamento de balanceamento torna difícil encontrar um bom compromisso com as ferramentas que temos no carro”, disse ele.
Verstappen espera que a Red Bull Racing possa trabalhar nas configurações do carro para a próxima temporada. “Precisamos trabalhar nisso para o próximo ano, mas estou confiante de que teremos um carro de corrida rápido”, finalizou.
O F1MANIA.NET acompanha o GP de Abu Dhabi ‘in loco’ com o jornalista Rodrigo França.