Max Verstappen revelou que já nas primeiras corridas da temporada de 2024 percebeu que o carro da Red Bull apresentava problemas que poderiam comprometer seu desempenho. Embora tenha começado o ano com vitórias dominantes, o holandês notou uma diferença significativa no equilíbrio do carro em comparação ao monoposto que o levou ao tricampeonato em 2023.
Em entrevista ao Motorsport, Verstappen afirmou que ainda nos GPs da China e do Japão, a sensação ao volante não era a mesma. “Eu já tinha percebido que o sentimento era muito diferente em relação ao carro do ano passado, principalmente no quesito de equilíbrio”, comentou o piloto. Na época, a Red Bull ainda conseguia se impor devido à superioridade em relação aos rivais, mas Verstappen notou que a concorrência começava a se aproximar. “Nos estágios iniciais, nosso carro ainda era muito mais forte, ou talvez os outros ainda não estavam no mesmo nível. Isso permitia compensar os problemas, mas depois ficou muito mais difícil acompanhar.”
Mudanças no conceito do carro
A Red Bull decidiu alterar o conceito do carro para 2024 após uma temporada de 2023 quase perfeita. No entanto, essa mudança parece não ter dado os frutos esperados. Mesmo assim, Verstappen não acredita que o problema esteja relacionado à nova abordagem da equipe austríaca. “Acho que, de fora, não dá para apontar exatamente o que está errado. A aparência do carro não é o problema”, ponderou o tricampeão.
Essa análise de Verstappen demonstra que, apesar do início dominante da temporada, a Red Bull pode enfrentar dificuldades mais sérias no decorrer do campeonato, especialmente com os avanços dos concorrentes. A equipe agora precisa identificar e corrigir os problemas para voltar a ser a força dominante da Fórmula 1.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.