Max Verstappen está próximo de colocar as mãos em seu terceiro título na F1 no GP do Catar. Neste final de semana, o holandês tem a oportunidade de fechar o campeonato com seis etapas restantes no calendário e, ainda, conquistar o caneco ainda no sábado, entrando para seleta lista de nomes que chegaram a conseguir tal feito.
Domínio e constância têm sido as palavras para definir a campanha do bicampeão ao longo da temporada 2023. Das 16 provas disputadas até o momento, venceu nada menos do que 13, subindo ao pódio em outras duas oportunidades e ficando fora do top-3 apenas em uma corrida, o GP de Singapura.
Portanto, o titular da Red Bull tem tudo encaminhado para conseguir o tri ainda no sábado, já que a etapa no circuito de Lusail recebe mais uma prova Sprint. Para tal, Verstappen pode terminar em sexto que o título já estará em suas mãos sem precisar do resultado do domingo.
Em seis ocasiões na história da F1 o campeonato foi decidido no sábado. Caso Max consiga fechar a disputa na prova Sprint, vai ser o primeiro piloto coroado após 40 anos, o último sendo Nelson Piquet – o brasileiro sagrou-se campeão no GP da África do Sul de 1983.
Confira quais pilotos já conquistaram título da F1 no sábado:
Juan Manuel Fangio, GP da Inglaterra de 1955
Jack Brabham, GP dos Estados Unidos de 1959
Graham Hill, GP da África do Sul de 1962
Nelson Piquet, GP de Ceasar Palace de 1981
Keke Rosberg, GP de Ceasar Palace de 1982
Nelson Piquet, GP da África do Sul de 1987
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.