Max Verstappen pode estar prestes a enfrentar uma penalidade no grid do GP da Itália de Fórmula 1, ou em alguma corrida próxima, após a Red Bull Racing optar por instalar uma nova caixa de câmbio em seu carro. Antes do início das atividades em Monza nessa sexta-feira, a equipe fez várias mudanças no carro, incluindo uma nova carcaça de câmbio, além de componentes de acionamento, mudança de marchas e outras partes auxiliares.
De acordo com as regras da Fórmula 1, cada piloto pode utilizar até cinco unidades desses componentes do câmbio ao longo da temporada. Até agora, Verstappen já utilizou quatro carcaças e cinco sistemas de acionamento. Isso significa que, caso precise de uma sexta unidade, ele poderá ser penalizado com posições no grid.
Apesar dessas mudanças, as regras atuais permitem que componentes antigos sejam reutilizados, o que pode ajudar a Red Bull a evitar uma penalidade imediata para o piloto holandês. Além de Verstappen, Sergio Perez também está utilizando seu quinto sistema de acionamento, enquanto Oscar Piastri da McLaren já tem o quarto exemplar de cada componente em seu carro.
Em relação aos motores, vários pilotos, incluindo George Russell, Lewis Hamilton, Lando Norris, e Fernando Alonso, fizeram mudanças em partes internas de seus motores, como o motor de combustão interna e turbo, sem incorrer em penalidades. Alguns, como Valtteri Bottas e Zhou Guanyu, também trocaram seus sistemas de escapamento, dentro do limite permitido na temporada.
O F1MANIA.NET acompanha ‘in loco’ todas as atividades do GP da Itália com o jornalista Rodrigo França.