F1: Verstappen quebra recordes após GP do Catar. Confira números

Max Verstappen não cansa de empilhar sucessos e recordes ao longo da temporada 2023 da F1. No final de semana, além de ter conquistado a vitória no GP do Catar no domingo, ainda colocou as mãos no caneco e se tornou o mais novo tricampeão da categoria.

O triunfo do holandês no traçado do circuito de Lusail lhe garantiu alguns marcos impressionantes. Além de ser a 49ª vez que vence na categoria, foi também a 14ª vez que subiu ao degrau mais alto do pódio neste ano – ele é o único piloto a ganhar 14 vezes em um único ano.

Ainda, a pista catari se tornou o 24º autódromo diferente que Verstappen ganhou na F1. Com isso, ultrapassou Michael Schumacher, que venceu em 23, e está na segunda colocação da estatística, atrás apenas de Lewis Hamilton que foi vitorioso em 31 pistas distintas.

Ainda, durante o GP do Catar, onde dominou quase que de ponta a ponta, Max anotou um novo recorde para seu currículo. Estando 769 voltas na liderança, é o competidor que mais esteve giros na frente em um único campeonato – o que dá 75.47% na primeira colocação.

Mas o titular da Red Bull não foi o único a alcançar números impressionantes no final de semana. Com a segunda colocação de Oscar Piastri no domingo, a McLaren bateu o marco de 500 pódios conquistados na F1 – 501, na verdade, pois Lando Norris terminou em terceiro.

Ainda, com o pódio duplo na última etapa, no Japão, e nesta, no Catar, é a primeira vez que a equipe conquista dois top-3 duplos consecutivos desde 2010 entre os GPs do Canadá e Europa.

Norris também tem um feito para chamar de seu. Terminando no pódio nas três últimas corridas disputadas, se torna o primeiro piloto da McLaren a alcançar a marca desde Lewis Hamilton nas três primeiras provas de 2012.