Max Verstappen venceu a Corrida Sprint válida pelo Grande Prêmio da Áustria, realizado na manhã deste sábado (29) no Red Bull Ring, em Spielberg. O holandês largou bem e chegou a ser ultrapassado por Lando Norris, mas reagiu imediatamente para cruzar a linha de chegada cinco segundos à frente do P2, Oscar Piastri.
Norris terminou em terceiro. Depois de ultrapassar Verstappen, o britânico perdeu aderência, a liderança e também a P2 para seu companheiro de equipe ma McLaren Piastri. Norris até tentou retomar a posição, mas sem sucesso, teve que se contentar com a terceira posição.
George Russell, da Mercedes, também reagiu a uma manobra de Carlos Sainz na briga pela P4. Na primeira volta, Sainz tomou a posição do britânico, que conseguiu dar o troco alguns giros depois e terminou na quarta posição. Sainz foi o quinto.
Lewis Hamilton largou em sexto e terminou na mesma posição. O heptacampeão se manteve boa parte das 23 voltas menos de um segundo atrás do Sainz, mas nem chegou a atacar o espanhol na briga pela P5.
Charles Leclerc foi quem mais fez ultrapassagens durante a corrida, todas elas nas primeira volta, para terminar em sétimo. O monegasco largou em 10º depois de perder o SQ3 na sexta-feira.
Atrás de Leclerc, Sergio Perez (Red Bull), Kevin Magnussen (Haas) e Lance Stroll (Aston Martin) completaram os 10 primeiros, respectivamente.
A corrida
Verstappen largou bem e manteve a liderança, mas era seguido de perto por Norris e Piastri, a dupla da McLaren.
Sem conseguir abrir um segundo de vantagem para evitar o uso do DRS dos adversários, o piloto da Red Bull passou a ser atacado primeiro por Norris, depois por Piastri.
Na volta 5, das 23 previstas, Norris aproveitou o DRS e ultrapassou Verstappen, mas perdeu tração e consequentemente a posição para o tricampeão. Piastri se aproveitou do erro do seu companheiro de equipe e assumiu a P2.
Sainz e Russell travaram duelo pela quarta posição. Sainz, que largou em quinto, ultrapassou o W15 de Russell na largada, mas o piloto da Mercedes conseguiu retomar a posição.
Leclerc, que largou em 10º depois de perder o SQ3 na sexta-feira, pulou para a P7 na largada, mas não conseguia se aproximar de Hamilton o suficiente para tentar uma manobra.
Na volta 16, Piastri tinha dois segundos de desvantagem para Verstappen e passou a ser atacado por seu companheiro de equipe Norris.
Mesmo utilizando o DRS, Norris não conseguia se aproximar de Piastri para fazer a ultrapassagem.
Hamilton também estava colado no Sainz, que não conseguia usar o DRS contra Russell, a diferença chegou a ser de meio segundo, mas o espanhol conseguiu se manter à frente do heptacampeão.
A Fórmula 1 retorna neste sábado às 11h, horário de Brasília, com a qualificação, que define o grid de largada, para o GP da Áustria. Acompanhe AO VIVO e em TEMPO REAL no F1MANIA.NET.
Confira o resultado completo da Corrida Sprint do GP da Áustria de F1:
1) Max Verstappen (Red Bull/Honda RBPT)
2) Oscar Piastri (McLaren/Mercedes)
3) Lando Norris (McLaren/Mercedes)
4) George Russell (Mercedes)
5) Carlos Sainz (Ferrari)
6) Lewis Hamilton (Mercedes)
7) Charles Leclerc (Ferrari)
8) Sergio Pérez (Red Bull/Honda RBPT)
9) Kevin Magnussen (Haas/Ferrari)
10) Lance Stroll (Aston Martin/Mercedes)
11) Esteban Ocon (Alpine/Renault)
12) Pierre Gasly (Alpine/Renault)
13) Yuki Tsunoda (RB/Honda RBPT)
14) Nico Hülkenberg (Haas/Ferrari)
15) Daniel Ricciardo (RB/Honda RBPT)
16) Fernando Alonso (Aston Martin/Mercedes)
17) Logan Sargeant (Williams/Mercedes)
18) Alexander Albon (Williams/Mercedes)
19) Valtteri Bottas (Sauber/Ferrari)
20) Zhou Guanyu (Sauber/Ferrari)