“Falhou como piloto”, diz Verstappen após críticas de Brown sobre incidentes no GP do México
Max Verstappen, tetracampeão mundial de Fórmula 1, respondeu de forma ácida às críticas de Zak Brown, CEO da McLaren. Brown, em entrevista após o GP do México, classificou as ações do holandês como “desnecessárias” e arriscadas, algo que Verstappen não deixou passar despercebido.
“Eu sempre acho muito engraçado quando isso vem de alguém que falhou como piloto”, disse Verstappen, rindo, em um trecho de um documentário da Viaplay.
A tensão entre Verstappen e Lando Norris marcou a temporada 2024, com confrontos em várias etapas, incluindo Áustria, Estados Unidos e México. No GP da Cidade do México, Verstappen recebeu duas penalidades de 10 segundos cada por incidentes com Norris, terminando em sexto lugar, enquanto Norris foi segundo, atrás do vencedor Carlos Sainz.
Zak Brown, insatisfeito com a postura do holandês, afirmou à Viaplay: “Ele é um piloto incrível. Não acho que precise pilotar assim. Apenas corra como o campeão mundial que você é. Foi desnecessário, colocou todos em risco e não foi uma corrida limpa.”
Essa não foi a primeira vez que Brown alfinetou Verstappen ou a Red Bull. Após um incidente na Áustria, o CEO da McLaren criticou a equipe de Milton Keynes por sua mentalidade de “vencer a qualquer custo”.
Mesmo após conquistar seu quarto título em Las Vegas, Verstappen não perdeu a chance de relembrar as palavras de Brown. Durante uma conversa após a corrida, Brown o parabenizou, mas ouviu uma resposta direta: “E como você disse, antes, eu só poderia vencer no carro mais rápido!”
Brown, por outro lado, segue confiante no futuro de Norris. Ele acredita que as lições aprendidas em 2024 ajudarão o britânico a desafiar Verstappen em 2025.
“Lando aprendeu muito sobre como correr contra Max. Max é transparente sobre como ele corre; tente passar por fora… ele não vai deixar você passar por fora”, analisou Brown.
O chefe da McLaren ainda elogiou o desempenho de Norris no México: “Acho que Lando lutou muito bem no México, mas também evitou um acidente. Ele sabe onde e como correr contra Max e vai correr de forma diferente no próximo ano.”