Oscar Piastri venceu o Grande Prêmio da Arábia Saudita, quinta etapa da temporada 2025 da Fórmula 1, realizado neste domingo (20) no Circuito Jeddah Corniche. O piloto da McLaren largou em segundo e tentou ultrapassar Max Verstappen logo na largada.
Verstappen, na tentativa de defender a liderança, foi para fora da pista e retornou à frente do piloto da McLaren. Como resultado, o tetracampeão foi penalizado em cinco segundos. Verstappen subiu ao pódio em segundo, enquanto Charles Leclerc, da Ferrari, completou o pódio na terceira posição.
Com a vitória, Piastri agora é o líder do mundial 2025 com 98 pontos contra 89 do seu companheiro de equipe Lando Norris. Norris, que largou em 10º depois de bater durante a qualificação no sábado, fez uma boa corrida de recuperação, mas terminou na quarta posição.
George Russell e Kimi Antonelli, a dupla da Mercedes, foram P5 e P6, respectivamente. Atrás deles, Lewis Hamilton largou e terminou na sétima posição.
A Williams teve um desempenho consistente em Jeddah e terminou com seus dois pilotos dentro da zona de pontuação. Carlos Sainz foi o oitavo à frente de Alexander Albon, na nona posição. Isack Hadjar, da Racing Bulls, completou o top 10.
Na Sauber, Gabriel Bortoletou terminou a corrida na P18, depois dos abandonos de Yuki Tsunoda e Pierre Gasly ainda na primeira volta. Ambos se tocaram, causando a interrupção da corrida pouco depois da largada.
A Fórmula 1 volta à pista entre os dias 2 e 4 de maio com o GP de Miami.
A corrida
Verstappen e Piastri ficaram lado a lado depois da largada. Na primeira curva, o tetracampeão espalhou, foi para fora da pista e retornou à frente de Piastri. O incidente foi para investigação dos comissários.
A ordem dos cinco primeiros permaneceu inalterada: Verstappen, Piastri, Russell, Leclerc e Antonelli.
Hamilton ganhou uma posição e subiu para P6. Tsunoda e Gasly bateram ainda na primeira volta e a corrida foi interrompida com ambos abandonando a corrida.
“Eu não acho que tenha sido intencional, mas eu estava por dentro e deixei espaço. Infelizmente ele perdeu a frente e me mandou para o muro”, disse Gasly à Band após o incidente.
Na relargada, Verstappen manteve a ponta, mas foi penalizado em cinco segundos pela manobra na largada.
Norris, que largou em 10º, era o sétimo colocado e partia em busca do P7 Hamilton, mas com pneus duros contra médios do piloto da Ferrari.
Na volta 10, Piastri diminuiu a diferença para menos de um segundo em relação a Verstappen e já podia usar o DRS.
Na volta 13, Norris aproveitou o DRS e ultrapassou Hamilton, mas o heptacampeão usou da mesma tática na reta dos boxes para retomar a P6.
A manobra se repetiu na volta seguinte, antes de Norris superar seu compatriota no começo da volta 15 e abrir distância.
Lá na frente, depois de se aproximar muito de Verstappen e não conseguir a ultrapassagem, Piastri estava 1.6s atrás do líder da corrida. Na volta 18, três depois, a vantagem de Verstappen havia aumentado para 2.6s.
Na volta 20, Piastri foi aos boxes e voltou à pista de pneus duros na sexta posição, atrás de Hamilton. Antonelli também fez sua parada, para duros, e retornou em 11º.
Russell, que era segundo colocado, fez seu pit-stop na volta seguinte e voltou na P7.
Piastri passou Hamilton e assumiu a P4, que virou P3, depois que Verstappen foi para os boxes. O holandês trocou para pneus duros e cumpriu os cinco segundos de penalidade. O piloto da Red Bull voltou em quinto, atrás de Hamilton.
Leclerc era o líder, seguido por Norris, mas ambos sem as paradas nos boxes. Piastri era o terceiro colocado, seguido por Hamilton, Verstappen e Russell. Hamilton ainda precisava parar para a troca de pneus obrigatória.
Antes da volta 24, Verstappen aproveitou o DRS e ultrapassou Hamilton, que imediatamente foi aos boxes.
Lá atrás, Bortoleto aproveitou o safety car da primeira volta para ir aos boxes e realizar seu pit-stop obrigatório, trocando os pneus médios por duros. Depois das paradas, o brasileiro era o P15, mas sofria ataques de Lawson e Alonso.
Na reta, Lawson abriu o DRS e passou por Bortoleto. Na manobra, o brasileiro foi para a parte externa da pista e acertou Alonso, que tentava a ultrapassagem por fora. O espanhol devolveu a posição, mas retomou uma volta depois. Na volta 27, foi a vez de Ocon ultrapassar Bortoleto e assumir a P17.
Norris foi aos boxes na volta 35 e voltou com pneus médios na quinta posição, cinco segundos atrás de Leclerc. Com isso, Piastri assumiu a liderança. Leclerc aproveitou a vantagem dos pneus mais novos e ultrapassou Russell pela última posição no pódio.
O ex-líder do campeonato até tentou superar Leclerc, mas não conseguiu e teve que se contentar com a quarta posição.
Confira o resultado do GP da Arábia Saudita:
1) Oscar Piastri (McLaren/Mercedes)
2) Max Verstappen (Red Bull/Honda RBPT)
3) Charles Leclerc (Ferrari)
4) Lando Norris (McLaren/Mercedes)
5) George Russell (Mercedes)
6) Kimi Antonelli (Mercedes)
7) Lewis Hamilton (Ferrari)
8) Carlos Sainz (Williams/Mercedes)
9) Alexander Albon (Williams/Mercedes)
10) Isack Hadjar (Racing Bulls/Honda RBPT)
11) Fernando Alonso (Aston Martin/Mercedes)
12) Liam Lawson (Racing Bulls/Honda RBPT)
13) Oliver Bearman (Haas/Ferrari)
14) Esteban Ocon (Haas/Ferrari)
15) Nico Hülkenberg (Sauber/Ferrari)
16) Lance Stroll (Aston Martin/Mercedes)
17) Jack Doohan (Alpine/Renault)
18) Gabriel Bortoleto (Sauber/Ferrari)
DNF) Yuki Tsunoda (Red Bull/Honda RBPT)
DNF) Pierre Gasly (Alpine/Renault)