F1: Verstappen se junta a Prost e Vettel na lista de tetracampeões

Max Verstappen entrou para a elite da Fórmula 1 ao conquistar seu quarto título mundial no GP de Las Vegas, neste final de semana. O piloto da Red Bull se junta a Alain Prost e Sebastian Vettel como os únicos tetracampeões na história da categoria.

O holandês conquistou, até o momento, oito vitórias em 2024, cinco a mais que o britânico Lando Norris, o piloto que chegou mais perto de tirar o título de Verstappen. No entanto, apesar de dificuldades inesperadas com o desempenho do carro durante o ano, e a surpreendente melhora significativa de outras equipes, como McLaren, Ferrari e Mercedes, o troféu vai pelo quarto ano seguido para a estante do piloto da Red Bull.

Verstappen conquistou seu primeiro título em 2021, após protagonizar uma dura batalha contra Lewis Hamilton durante todo ano, vencendo a última corrida da temporada, em Abu Dhabi, – após uma decisão controversa do então diretor de prova, Michael Masi – para consolidar o título. Já em 2022, o holandês teve Charles Leclerc competindo lado a lado, no entanto, os esforços da Ferrari e do monegasco não foram páreos para o piloto da Red Bull, e ele venceu seu bicampeonato no Japão. 

2023 foi uma temporada de dominação para a Red Bull e para Verstappen. Ele conquistou seu terceiro título com seis corridas para acabar o ano, no Catar. Max finalizou o ano com 19 vitórias, o maior número de vitórias de um piloto em uma mesma temporada na história, com 575 pontos. Seu companheiro Sergio Pérez ficou logo atrás, em 2º lugar, com 285 pontos.

Este ano, no entanto, o holandês encontrou alguns obstáculos no caminho para seu tetracampeonato. Enquanto outras equipes avançavam em desempenho, a Red Bull foi ficando para trás. Verstappen ficou dez corridas sem vencer, o que não acontecia desde 2020. Ainda assim, as investidas de Lando Norris não foram o bastante para superar o campeão, e Verstappen saiu de Las Vegas com quatro títulos para a conta, assim entrando para uma galeria exclusiva de tetracampeões, com Alain Prost e Sebastian Vettel.

Alain Prost, alcançou seus quatro títulos nos anos de 1985, 1986, 1989, quando corria pela McLaren, e em 1993, enquanto foi piloto da Williams. Em sua carreira, Prost acumulou 51 vitórias e marcou uma era com seus duelos contra Ayrton Senna.

Sebastian Vettel, por sua vez, dominou o início da década de 2010 ao conquistar quatro campeonatos consecutivos, de 2010 a 2013, com a Red Bull. As habilidades do alemão unidas ao carro projetado por Adrian Newey consolidou o domínio da equipe e tornou Vettel o mais jovem tetracampeão da história.

Com 2024 chegando ao fim, o piloto holandês já começa a mirar novos desafios e, quem sabe, almejar um quinto título, o que o colocaria ainda mais próximo de lendas como Juan Manuel Fangio (5 títulos) e Michael Schumacher e Lewis Hamilton (7 títulos cada). 



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.