Max Verstappen venceu o Grande Prêmio da Emília-Romanha de Fórmula 1, realizado neste domingo (19) no Circuito Internacional Enzo e Dino Ferrari, em Imola.
O piloto da Red Bull não teve problemas para conquistar sua 59ª vitória na F1, a quinta neste ano, e liderou de ponta a ponta.
Nos estágios finais da corrida, Lando Norris se aproximou perigosamento do tricampeão, mas recebeu a bandeira quadriculada 0,725s atrás do líder, na segunda posição. Charles Lecler, da Ferrari, completou o pódio em terceiro.
Oscar Piastri, da McLaren, foi o quarto colocado à frente de Carlos Sainz, no segundo Ferrari SF-24.
A corrida
Os carros alinharam no grid com uma vaga na parte de trás devido às mudanças na suspensão de Fernando Alonso, que teve que largar com seu Aston Martin AMR24 dos boxes.
Com ultrapassagens limitadas nas curvas apertadas de Imola e uma corrida prevista para uma única parada, a largada seria vital para o resultado da prova.
Os 10 primeiros colocados optaram pelo composto médio, enquanto Sergio Perez, Zhou Guanyu e Logan Sargeant escolhendo os compostos duros.
Verstappen teve um bom início, mas Norris igualou seu ritmo e chegou a ficar lado a lado até o Red Bull disparar na frente depois da Curva 2.
Leclerc, que teve uma largada discreta pela segunda corrida consecutiva, permitiu que Carlos Sainz se aproximasse, mas manteve a terceira posição, enquanto Norris protegia seu segundo lugar.
Lewis Hamilton admitiu que superar Yuki Tsunoda no início seria importante e conseguiu, com ambos os pilotos da RB perdendo duas posições na largada.
Nico Hulkenberg progrediu com seu Haas, subindo duas posições para oitavo lugar, com Perez também avançando para a zona de pontos.
Verstappen abriu uma vantagem de quase dois segundos sobre Norris antes mesmo da possibilidade do uso do DRS, com Sainz e Piastri pressionando Leclerc.
A Aston Martin arriscou ao colocar Alonso com pneus macios, mas o espanhol rodou por apenas sete voltas antes de trocar para os duros.
Valtteri Bottas e Alex Albon também trocaram para os compostos mais duráveis, mas o carro de Albon parou com uma roda solta, forçando-o a retornar aos boxes e abandonar a corrida.
Apesar das dificuldades nos treinos, Verstappen continuou a ampliar sua vantagem, chegando a cinco segundos sobre Norris.
George Russell foi o primeiro dos líderes a parar nos boxes na volta 21, com um tempo de 2,4s da Mercedes, voltando atrás de Esteban Ocon.
A McLaren evitou que a Ferrari usasse o undercut em Norris, parando o britânico na volta 22. Norris voltou atrás de Perez, mas rapidamente recuperou a posição com a ajuda do DRS.
A Ferrari reagiu à pressão da McLaren e parou Leclerc na volta 25, mas o monegasco voltou atrás de Norris e Perez em sexto lugar. Leclerc rapidamente ultrapassou Perez e Sainz, ganhando posições.
Hamilton e Russell terminaram distantes em sétimo e oitavo, com Perez recuperando-se para a oitava posição.
Lance Stroll garantiu bons pontos para a Aston Martin ao ultrapassar Hulkenberg e Tsunoda, recebendo a quadriculada no nono lugar.
Verstappen, enfrentando dificuldades com o carro, manteve Norris atrás nas voltas finais, conquistando sua terceira vitória consecutiva em Imola. Norris terminou em segundo, 0,7s atrás, e Leclerc completou o pódio para a Ferrari.
Confira o resultado do GP da Emília-Romanha de F1:
1) Max Verstappen (Red Bull/Honda RBPT) 63 voltas
2) Lando Norris (McLaren/Mercedes) 63
3) Charles Leclerc (Ferrari) 63
4) Oscar Piastri (McLaren/Mercedes) 63
5) Carlos Sainz (Ferrari) 63
6) Lewis Hamilton (Mercedes) 63
7) George Russell (Mercedes) 63
8) Sergio Pérez (Red Bull/Honda RBPT) 63
9) Lance Stroll (Aston Martin/Mercedes) 63
10) Yuki Tsunoda (RB/Honda RBPT) 62
11) Nico Hülkenberg (Haas/Ferrari) 62
12) Kevin Magnussen (Haas/Ferrari) 62
13) Daniel Ricciardo (RB/Honda RBPT) 62
14) Esteban Ocon (Alpine/Renault) 62
15) Zhou Guanyu (Sauber/Ferrari) 62
16) Pierre Gasly (Alpine/Renault) 62
17) Logan Sargeant (Williams/Mercedes) 62
18) Valtteri Bottas (Sauber/Ferrari) 62
19) Fernando Alonso (Aston Martin/Mercedes) 62
DNF) Alexander Albon (Williams/Mercedes) 51