F1: Verstappen ultrapassa Hamilton e vence caótico GP da Austrália; só 12 carros terminam

Max Verstappen superou Lewis Hamilton para vencer o Grande Prêmio da Austrália, terceira etapa da temporada 2023 da Fórmula 1, realizado neste domingo (2) no circuito do Albert Park, em Melbourne. Foi a vitória 37 na carreira do holandês, que lidera o mundial de pilotos rumo ao tricampeonato na F1.

Partindo da pole position, Verstappen foi ultrapassado pelos Mercedes de George Russell e Hamilton na primeira das 58 voltas previstas para a corrida na Austrália.

A corrida foi marcada por interrupções. A primeira veio logo após a largada. Charles Leclerc tentou por fora de Lance Stroll, mas foi otimista demais. O piloto da Ferrari rodou e parou na brita. O safety car entrou na pista.

A segunda interrupção foi uma bandeira vermelha mostrada quando Alexander Albon bateu e levou destroços à pista. Antes da interrupção, Russell foi aos boxes e trocou seus pneus. A estratégia foi frustrada quando a corrida foi interrompida e todos os pilotos puderam trocar seus compostos.

Russell relargou na P7, mas abandonou depois que seu motor Mercedes pegou fogo. Como resultado, um safety car virtual foi ativado.

Verstappen aproveitou o DRS e ultrapassou Hamilton, sem chances para o piloto da Mercedes que passou a ser ameaçado por Alonso.

Quando restavam três voltas para o fim da corrida, Kevin Magnussen bateu nas proteções, danificou sua suspensão e parou na pista. O safety car entrou, mas a corrida foi interrompida com bandeira vermelha.

Na relargada, um novo caos. Sainz tocou em Alonso na curva 1, que rodou. Logan Sargeant colidiu com Nyck De Vries, enquanto os companheiros de equipe na Alpine, Pierre Gasly e Esteban Ocon, se encontraram na saída da curva 2 e foram para o muro. Novamente, a corrida foi interrompida com bandeira vermelha.

Depois de nova interrupção, a relargada aconteceu atrás do safety car. Max Verstappen venceu, enquanto Hamilton e Alonso completaram o pódio na P2 e P3, respectivamente. Apenas 12 carros terminaram a corrida.

Stroll foi o quarto colocado, à frente de Sergio Perez – em corrida de recuperação, depois de largar dos boxes.

A McLaren pontuou pela primeira vez na temporada com Lando Norris e Oscar Piastri na P6 e P8, respectivamente. Guanyu Zhou, da Alfa Romeo, e Yuki Tsunoda, da AlphaTauri, completaram a zona de pontuação. Sainz cruzou a linha de chegada na P4, mas foi punido com cinco segundos e caiu para a P12. Valtteri Bottas foi o outro piloto a completar as 58 voltas, na P11.
Abandonaram a corrida: Leclerc (volta 1), Albon (volta 6), Russell (volta 17), Magnussen (volta 52), Sargeant, De Vries, Ocon e Gasly (volta 56).

A Fórmula 1 faz uma pequena pausa e retorna no dia 30 de abril com o Grande Prêmio do Azerbaijão.

Confira o resultado do GP da Austrália de F1:
1) Max Verstappen (Red Bull/Honda RBPT)
2) Lewis Hamilton (Mercedes)
3) Fernando Alonso (Aston Martin/Mercedes)
4) Lance Stroll (Aston Martin/Mercedes)
5) Sergio Pérez (Red Bull/Honda RBPT)
6) Lando Norris (McLaren/Mercedes)
7) Nico Hülkenberg (Haas/Ferrari)
8) Oscar Piastri (McLaren/Mercedes)
9) Zhou Guanyu (Alfa Romeo/Ferrari)
10) Yuki Tsunoda (AlphaTauri/Honda RBPT)
11) Valtteri Bottas (Alfa Romeo/Ferrari)
12) Carlos Sainz Jr. (Ferrari)
13) Pierre Gasly (Alpine/Renault)
DNF) Esteban Ocon (Alpine/Renault)
DNF) Nyck de Vries (AlphaTauri/Honda RBPT)
DNF) Logan Sargeant (Williams/Mercedes)
DNF) Kevin Magnussen (Haas/Ferrari)
DNF) George Russell (Mercedes)
DNF) Alexander Albon (Williams/Mercedes)
DNF) Charles Leclerc (Ferrari)



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.