F1: Verstappen vence GP do Japão e fica a um ponto da liderança do mundial

Max Verstappen largou na pole-position e venceu o Grande Prêmio do Japão de Fórmula 1, terceira etapa da temporada 2025 da F1, realizado na madrugada deste domingo (6) no circuito de Suzuka. Com a vitória, Verstappen agora está apenas um ponto atrás da liderança do mundial de 2025, que ainda é de Lando Norris. O piloto da McLaren terminou em segundo, enquanto seu companheiro de equipe, Oscar Piastri, completou o pódio na terceira posição.

A improvável vitoria de Verstappen neste fim de semana destaca o equilíbrio da atual temporada da Fórmula 1. Foram quatro corridas, contando com a sprint, com quatro vencedores de três equipes diferentes.

Charles Leclerc teve uma corrida solitária e terminou na quarta posição. No outro Ferrari, Lewis Hamilton foi apenas o sétimo colocado. O britânico optou por largar de pneus médios, contra os duros da maioria do grid. A estratégia se mostrou ineficiente ao longo da corrida.

Assim como Hamilton, Gabriel Bortoleto também largou de pneus duros. Partindo da P17, o piloto da Sauber não teve boa tração e perdeu três posições na largada. O brasileiro cruzou a linha de chegada na 19ª posição.

A Mercedes foi quinta e sexta colocada com George Russell à frente de Andrea Kimi Antonelli. Russell não teve força para atacar Leclerc, mas também não sofreu pressão pela quinta posição.

Isack Hadjar, da Racing Bulls, seguiu mostrando desempenhos sólidos em seu ano de estreia na F1. Além de Verstappen, o franco-argelino foi o único piloto Red Bull na zona de pontuação na P8. Yuki Tsunoda, fazendo sua estreia pela Red Bull, foi eleito piloto do dia pela votação popular, mas terminou em um discreto 12º lugar. Liam Lawson foi o 17º.

Alexander Albon (Williams) e Oliver Bearman (Haas) completaram respectivamente a zona de pontuação em nono e décimo. Bearman teve uma excelente corrida pontuando pela Haas, enquanto seu companheiro de equipe, Esteban Ocon, foi apenas P18.

A Fórmula 1 retorna na próxima semana com o Grande Prêmio do Bahrein, quarta etapa da temporada 2025 da F1. Acompanhe tudo ao vivo e em tempo real no F1Mania.net.

A corrida
Verstappen largou bem e manteve a liderança, seguido por Norris e Piastri. Bortoleto partiu da P17 e perdeu três posições na largada depois de perder a tração. O brasileiro largou de pneus duros, contra médios e macios dos adversários mais próximos.

Piatri fez sua parada na volta 21. Verstappen e Norris, líder e vice-líder, pararam uma volta depois. Na saída dos boxes, Norris foi para a grama e reclamou que o piloto da Red Bull o empurrou para fora, mas as imagens mostravam que o britânico tomou a linha por conta própria.

Verstappen retornou em quinto e rapidamente superou Albon, que ainda não havia parado, abrindo mais de três segundos de vantagem para Norris.

Lá na frente, Antonelli liderava seguido por Hamilton. Ao assumir a liderança, Antonelli se tornou o piloto mais jovem da história da Fórmula 1 a liderar uma corrida, com 18 anos. Antonelli com médios e Hamilton com compostos duros, portanto em estratégias distintas.

Quando Albon foi aos boxes na volta 24, Verstappen era o líder virtual na quarta posição 2,3s à frente de Norris. Piastri era o terceiro, 1,7s atrás do seu companheiro de equipe.

Depois das primeiras paradas, Bortoleto, que estava em estratégia diferente com pneus duros e ainda não havia parado, era o 12º e perseguia Ocon na disputa pela P11.

Hadjar ultrapassou Sainz por fora na curva 1 e assumiu a nona posição depois que o piloto da Williams cometeu um erro no final da volta anterior. O piloto da Racing Bulls aproveitou o DRS e fez uma bela manobra.

Na volta 31, Hamilton foi aos boxes para sua parada obrigatória e voltou à pista com pneus médios na sétima posição, 10 segundos atrás de Russell. Na volta seguinte, foi a vez de Antonelli fazer seu pit-stop. O piloto da Mercedes retornou na P6, à frente de Hamilton.

Bortoleto fez sua parada na volta 32. O brasileiro voltou 14 segundos atrás de Hulkenberg, em 19ª, mas com pneus médios contra duros da maioria dos pilotos à sua frente.

Também com pneus médios, Hamilton se aproximava rapidamente de Antonelli na briga pela sexta posição. Todos à frente do heptacampeão usavam compostos duros.

Norris se aproximava de Verstappen e apenas 1,5s separavam os dois na volta 25. Uma diferença que era de 2,5s, Norris volta a volta colava no rival.

Sainz e Lawson foram aos boxes e retornaram com pneus macios. Sainz rapidamente superou o neozelandês e fez a volta mais rápida da corrida no giro 38.

Piastri, terceiro colocado, tirava a vantagem de Norris e estava 1,1s atrás do líder do campeonato. Na liderança, Verstappen tinha 1,2s de vantagem para Norris.

No fim, Verstappen recebeu a bandeira quadriculada 1,5s à frente de Norris, que errou na última volta e quase perdeu a P2 para Piastri – que completou o pódio na terceira posição.

Confira o resultado do GP do Japão de F1:
1) Max Verstappen (Red Bull/Honda RBPT)
2) Lando Norris (McLaren/Mercedes)
3) Oscar Piastri (McLaren/Mercedes)
4) Charles Leclerc (Ferrari)
5) George Russell (Mercedes)
6) Andrea Kimi Antonelli (Mercedes)
7) Lewis Hamilton (Ferrari)
8) Isack Hadjar (Racing Bulls/Honda RBPT)
9) Alexander Albon (Williams/Mercedes)
10) Oliver Bearman (Haas/Ferrari)
11) Fernando Alonso (Aston Martin/Mercedes)
12) Yuki Tsunoda (Red Bull/Honda RBPT)
13) Pierre Gasly (Alpine/Renault)
14) Carlos Sainz (Williams/Mercedes)
15) Jack Doohan (Alpine/Renault)
16) Nico Hülkenberg (Sauber/Ferrari)
17) Liam Lawson (Racing Bulls/Honda RBPT)
18) Esteban Ocon (Haas/Ferrari)
19) Gabriel Bortoleto (Sauber/Ferrari)
20) Lance Stroll (Aston Martin/Mercedes)

🎥 Último vídeo no canal