Max Verstappen venceu o Grande Prêmio da Áustria, nona etapa da temporada 2023 da Fórmula 1, realizado neste domingo (2) no Red Bull Ring, em Spielberg. Foi a vitória 42 da carreira do holandês, a sétima do ano, disparando na liderança do mundial.
Verstappen chegou a perder a liderança para Charles Leclerc depois de uma parada nos boxes – algo que não acontecia desde o GP de Miami, com o domínio do piloto da Red Bull.
O bicampeão não teve dificuldade para superar o piloto da Ferrari para vencer a sétima do ano. Leclerc foi ao pódio na P2 e foi acompanhado por Sergio Perez – em uma boa corrida de recuperação – na terceira posição.
Carlos Sainz foi um dos destaques da corrida. O espanhol ficou preso atrás do seu companheiro de equipe nos estágios iniciais do GP e acabou prejudicado no seu primeiro pit stop – sob safety car vitual. Mesmo assim o espanhol voltou às primeiras posições, mas foi superado por Perez e terminou no quarto lugar.
Lando Norris foi considerado o piloto do dia pelo site oficial da F1. O britânico fez uma boa corrida, superou Hamilton e travou boas disputas para terminar na P5. Norris usou as novas atualizações da McLaren.
Fernando Alonso terminou na sexta posição, em uma corrida discreta.
A Mercedes não teve um bom dia em Spielberg. Lewis Hamilton reclamou muito do W14 pelo rádio e só conseguiu terminar em sétimo – depois de assumir a P4 na largada. George Russell terminou na oitava posição.
Pierre Gasly (Alpine) em nono e Lance Stroll (Aston Martin) completaram a zona de pontuação na P9 e P10, respectivamente.
A corrida
Na largada, Leclerc até tentou atacar Verstappen pela P1 na primeira curva, mas não teve sucesso. Duas curvas depois, o bicampeão começava a abrir vantagem para o piloto da Ferrari.
Hamilton largou bem e passou Norris, que também foi atacado por Alonso. A Ferrari manteve a P2 e P3, mas Leclerc perdia terreno para Verstappen rapidamente.
O safety car entrou na pista depois que Tsunoda deixou pedaços do seu AT03 na pista ao acertar Ocon na curva 1.
Perez, fazendo uma corrida de recuperação, era o P11 e tentava ultrapassar Russell.
Na volta 17, Hulkenberg parou o carro na pista com problemas de potência. Como resultado, o safety car virtual foi ativado – e deu novos contornos para a corrida.
Boa parte dos pilotos foram aos boxes para trocar pneus, com exceção dos pilotos da Red Bull e de Valtteri Bottas.
Hamilton foi o primeiro e se deu muito bem com a estratégia. Sainz não teve a mesma sorte, mas voltou muito rápido e não demorou para escalar o pelotão. Por outro lado, o piloto da Mercedes recebeu cinco segundos de penalidade por ultrapassar os limites da pista. Vários pilotos receberam esse tipo de punição.
Na volta 25, Verstappen foi aos boxes e Leclerc assumiu a liderança da corrida. Sainz era o segundo, mas bastou uma volta para o holandês ultrapassar o piloto da Ferrari. O espanhol ainda recebeu cinco segundos de penalidade por exceder os limites da pista.
Norris aproveitou um erro de Hamilton para assumir a P4, mas ainda era pressionado pelo seu compatriota. Algumas voltas depois, o piloto da McLaren tinha mais de um segundo de vantagem para Hamilton, que não podia mais usar o DRS para tentar se aproximar.
Na volta 36, Verstappen colou em Leclerc e não demorou para fazer a ultrapassagem. Leclerc deu o lado de dentro da Curva 3 para o bicampeão, que agradeceu a gentileza do monegasco.
Na volta 42, Norris foi aos boxes e voltou na oitava posição. Enquanto isso, Perez superou Alonso e ia em direção a Hamilton – que aproveitou para fazer sua segunda parada e cumprir os cinco segundos de penalidade. Hamilton voltou em oitavo, mas muito atrás de Norris.
Sainz foi aos boxes na volta 46 para trocar seus pneus e cumprir a penalidade de cinco segundos. Ele retornou atrás de Norris, na quinta posição, mas não teve nenhuma dificuldade para superar o britânico.
Leclerc fez sua segunda parada na volta 48 e retornou atrás de Perez, em terceiro. Na volta 50, foi a vez de Verstappen fazer sua segunda parada e voltou na liderança da corrida.
Perez parou na volta 51. Um bom pit stop da Red Bull de 2,4s. O mexicano retornou à pista na quinta posição, atrás de Norris e à frente de Alonso.
Norris continuava a menos de um segundo de Sainz, mas não se aproximava o suficiente para tentar a ultrapassagem. Por outro lado, Perez se aproximava do piloto da McLaren rapidamente e não demorou para assumir a quarta posição.
Sainz e Perez travaram uma grande disputa pela última posição do pódio. Por várias voltas, os pilotos bateram roda. Sainz conseguiu manter a P3 por vários momentos mas, no fim, Perez ultrapassou o piloto da Ferrari para ser terceiro colocado.
Oito pilotos receberam penalidades após o término do Grande Prêmio da Áustria de Fórmula 1, que teve seu resultado alterado após as 71 voltas fruto de uma reclamação da Aston Martin depois que a bandeira quadriculada foi agitada no Red Bull Ring neste domingo (2).
Carlos Sainz caiu da P4 para a P6 após 10 segundos serem acrescidos ao seu tempo final. Lewis Hamilton cruzou a linha de chegada na sétima posição, mas caiu para oitavo. Pierre Gasly caiu de nono para décimo colocado. Alex Albon manteve sua posição, a P11, após 10 segundos acrescentados como penalidade. assim como Logan Sargeant. Esteban Ocon totalizou 30 segundo de penalidades e caiu da P12 para a P14. Nyck De Vries caiu de 15º para 17º e Yuki Tsunoda de 18º para 19º.
Confira o resultado do GP da Áustria de F1 (atualizado):
1) Max Verstappen (Red Bull/Honda RBPT)
2) Charles Leclerc (Ferrari)
3) Sergio Pérez (Red Bull/Honda RBPT)
4) Lando Norris (McLaren/Mercedes)
5) Fernando Alonso (Aston Martin/Mercedes)
6) Carlos Sainz Jr. (Ferrari)
7) George Russell (Mercedes)
8) Lewis Hamilton (Mercedes)
9) Lance Stroll (Aston Martin/Mercedes)
10) Pierre Gasly (Alpine/Renault)
11) Alexander Albon (Williams/Mercedes)
12) Zhou Guanyu (Alfa Romeo/Ferrari)
13) Logan Sargeant (Williams/Mercedes)
14) Esteban Ocon (Alpine/Renault)
15) Valtteri Bottas (Alfa Romeo/Ferrari)
16) Oscar Piastri (McLaren/Mercedes)
17) Nyck de Vries (AlphaTauri/Honda RBPT)
18) Kevin Magnussen (Haas/Ferrari)
19) Yuki Tsunoda (AlphaTauri/Honda RBPT)
OUT) Nico Hülkenberg (Haas/Ferrari)
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.