Se ainda restavam dúvidas sobre o domínio da Red Bull na temporada 2024 da Fórmula 1, o Grande Prêmio da Arábia Saudita veio para saná-las.
Max Verstappen venceu, depois de largar na pole position, e só não liderou as 50 voltas em Jeddah devido à estratégia diferente de Lando Norris.
Foi o 100º pódio na carreira do tricampeão, que vai em busca do seu quarto título. Sergio Perez cumpriu o dever de casa e levou o segundo RB20 para a segunda posição do pódio. Das duas corridas até aqui deu dobradinha da Red Bull.
Charles Leclerc completou o pódio para a Ferrari na terceira posição. Com menos pressão e praticamente sem adversários diretos, o monegasco fez o que devia fazer ao terminar na P3.
McLaren, Aston Martin e Mercedes, nessa ordem, não foram rivais à altura da Ferrari, que tinha Oliver Bearman estreando no outro SF-24, depois que Carlos Sainz deixou o fim de semana para uma cirurgia de apendicite. O estreante conseguiu uma impressionante P7.
Falando da McLaren, Oscar Piastri foi o quarto colocado e travou a grande disputada da corrida com Lewis Hamilton. Em estratégia diferente, Hamilton ficou na pista por 35 voltas e segurou o australiano por vários giros. Hamilton e Norris, os únicos dentro do top 10 que optaram por ficar na pista quando o safety car foi acionado fruto do acidente de Lance Stroll, não tiveram muita sorte com a tentativa. Ambos ainda disputaram a P8 nas voltas finais, mas Norris prevaleceu.
Fernando Alonso terminou na quinta posição para a Aston Martin. O espanhol travou disputas com os McLaren nas primeiras voltas, mas não teve ritmo para alcançar Ferrari e McLaren. Nico Hulkenberg, da Haas, completou a zona de pontuação em décimo.
A corrida
A corrida para Verstappen na frente foi tranquila. Ele só teve que ultrapassar Lando Norris após o Safety Car e então desapareceu na liderança.
Durante a corrida, Verstappen teve um bom início, enquanto seu companheiro de equipe, Perez, ficou lado a lado com Charles Leclerc. Leclerc conseguiu manter sua posição após uma batalha acirrada com o mexicano. No entanto, Perez usou a vantagem de velocidade da Red Bull nas retas para passar à frente na Curva 1.
Lando Norris, que largou em P6, queimou a largada, mas não recebeu penalidade já que os comissários decidiram que ele não obteve vantagem. Além disso, Pierre Gasly abandonou após a volta 1, com um problema de câmbio relatado durante a volta de formação.
Após um acidente de Lance Stroll na volta 7, que resultou na entrada do Safety Car, vários carros entraram nos boxes, exceto Norris e Hamilton na frente. Perez foi liberado de forma insegura durante sua parada e recebeu uma penalidade de cinco segundos.
A Fórmula 1 retorna no dia 21 de março para o primeiro treino livre do Grande Prêmio da Austrália. Acompanhe tudo AO VIVO e em TEMPO REAL no F1MANIA.NET.
O F1MANIA.NET cobriu o GP da Arábia Saudita de Fórmula 1 ‘in loco’ com o jornalista Rodrigo França.
Confira o resultado do GP da Arábia Saudita de F1:
1) Max Verstappen (Red Bull/Honda RBPT)
2) Sergio Pérez (Red Bull/Honda RBPT)
3) Charles Leclerc (Ferrari)
4) Oscar Piastri (McLaren/Mercedes)
5) Fernando Alonso (Aston Martin/Mercedes)
6) George Russell (Mercedes)
7) Oliver Bearman (Ferrari)
8) Lando Norris (McLaren/Mercedes)
9) Lewis Hamilton (Mercedes)
10) Nico Hülkenberg (Haas/Ferrari)
11) Alexander Albon (Williams/Mercedes)
12) Kevin Magnussen (Haas/Ferrari)
13) Esteban Ocon (Alpine/Renault)
14) Yuki Tsunoda (RB/Honda RBPT)
15) Logan Sargeant (Williams/Mercedes)
16) Daniel Ricciardo (RB/Honda RBPT)
17) Valtteri Bottas (Sauber/Ferrari)
18) Zhou Guanyu (Sauber/Ferrari)
DNF) Lance Stroll (Aston Martin/Mercedes)
DNF) Pierre Gasly (Alpine/Renault)