F1: Vettel diz que GP do Japão “é o mais próximo de um GP da Alemanha”

Nesta sexta-feira de treinos livres para o GP do Japão, a Aston Martin não conseguiu marcar tempos muito competitivos. Ambas as sessões do dia foram marcadas pela chuva. No TL1, Lance Stroll e Sebastian Vettel ficaram com o P14 e P20, respectivamente. Mais tarde, no TL2, as posições se inverteram já que o alemão ficou no P15 e o canadense no P18.

Em um comunicado de imprensa da equipe, Stroll falou que os dados que coletaram podem ser úteis para o domingo, pois há chances de chuva. No entanto, é esperado pista seca para o TL3 e classificação do sábado, sendo assim, os pilotos deverão começar do zero em termos de configurações do carro e dados.

“Apesar do tempo chuvoso hoje, pudemos aprender algumas coisas aqui e ali na pista. Amanhã será uma reinicialização completa, com previsão de estar seco, embora ainda haja chance de chuva no domingo.

“Se as condições forem assim na corrida, o que aprendemos hoje definitivamente será útil. De qualquer forma, estou adorando estar de volta ao Japão. A energia é ótima e o circuito é fantástico, mesmo nessas condições.”

Seu companheiro de equipe, Vettel, também mostrou estar muito animado por estar em Suzuka, e ainda o comparou com o GP da Alemanha. No entanto, ele acha que os dados coletados na sexta-feira, não serão muito úteis depois.

“Todos os cartazes nas arquibancadas e os fãs ao redor do circuito fazem com que pareça a coisa mais próxima de um GP da Alemanha sem as bandeiras alemãs! É ótimo ver tanto apoio.

“Na pista a aderência não foi muito boa, mas foi muito divertido – ainda é uma ótima pista, mesmo no molhado, e eu me diverti.

“Provavelmente não há muito que possamos levar para amanhã, quando se espera que esteja seco – mas ainda conseguimos testar algumas coisas, especialmente na segunda sessão, e elas podem nos dar alguma direção a mais.”