Segundo Jacques Villeneuve, apenas “pilotos excepcionais” podem competir em carros projetados por Adrian Newey. O campeão de F1 comentou sobre a contratação do designer britânico pela Aston Martin e afirmou que, diferentemente do que todos esperam, o sucesso não irá chegar de forma imediata na equipe.
Newey trabalhou por 18 anos na Red Bull, mas nesta temporada, decidiu deixar a equipe. O paddock ficou em agitação, todo mundo queria ter Newey no time, no entanto, foi a Aston Martin que conseguiu. A esperança é de que a partir de 2026, a equipe britânica consiga lutar por títulos. No entanto, Villeneuve afirma que o sucesso não será tão fácil, destacando que os carros do designer são projetados para “pilotos excepcionais”.
“Pela minha experiência, Newey sempre construiu carros que precisam ser pilotados com muita precisão,” disse Villeneuve. “Seus carros sempre tiveram uma janela de operação estreita, mas, se você encontrasse essa janela, os carros eram super rápidos. Não é um carro para qualquer um. Ele projeta carros para pilotos excepcionais, e esses pilotos fazem uma grande diferença com esses carros; pilotos comuns sofrerão,” afirmou.
“O fundamental agora para Fernando [Alonso] é ‘sobreviver’ o suficiente para obter um carro vencedor,” continua Villeneuve. “Você não faz isso vencendo [Lance] Stroll por um segundo por volta. Parte do trabalho de Fernando lá é ajudar Lance a melhorar. O trabalho dele lá não é necessariamente se tornar campeão, ele tem que fazer a Aston Martin campeã. É por isso que Newey está entrando na equipe.”
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.