O ex-piloto e campeão na Fórmula 1 em 1997, Jacques Villeneuve, voltou a ser polêmico ao criticar a atual geração de carros da categoria. Segundo o canadense, os carros utilizados atualmente são mais fáceis de pilotar do que nunca, o que diminui o mérito dos pilotos atuais.
Em entrevista ao Instantcasino, Villeneuve comentou sobre a longevidade de Fernando Alonso na categoria. O espanhol, com 43 anos, ainda é competitivo na F1. Para o ex-piloto, isso se deve, em parte, à evolução dos carros em termos de segurança e tecnologia.
“No passado, não éramos tão saudáveis como os pilotos de hoje e tecnologicamente ou fisicamente avançados. Além disso, as corridas são super seguras agora”, disse Villeneuve. “Se você ainda é um piloto aos 43 anos, você é um grande piloto ou não correu riscos suficientes em sua carreira. Não acho que Alonso já tenha se machucado, eu nunca me machuquei e meu carro não era nem perto de tão seguro quanto é hoje. Os carros de F1 modernos são os mais fáceis de pilotar de todos os tempos”, concluiu o canadense.
Villeneuve também comentou sobre a pressão que pilotos veteranos, como Alonso, sofrem para abrir espaço para jovens talentos. O canadense entende a lógica das equipes, mas discorda da ideia de priorizar a idade sobre o desempenho.