F1
|
14 de novembro de 2024 13:42

F1: Villeneuve critica McLaren por priorizar campeonato de construtores

Jacques Villeneuve, ex-piloto de Fórmula 1 e campeão na categoria em 1997, não entende por que a McLaren priorizou o campeonato de construtores em vez das chances de Lando Norris de conquistar o título de pilotos em 2024. O canadense acredita que as chances de Norris de se tornar campeão este ano, estão praticamente encerradas após o GP de São Paulo.

Desde o GP da Hungria, tem havido um debate sobre a estratégia da McLaren. Na Hungria, a McLaren ordenou que Norris trocasse de posição com seu companheiro de equipe, Oscar Piastri, entregando-lhe a vitória da corrida, o que custou sete pontos no campeonato. A McLaren explicou que um ‘undercut’ colocou Norris nessa posição e que eles queriam desfazer essa manobra. A McLaren também poderia ter ajudado Norris com ordens de equipe mais fortes em outras ocasiões, como em Monza.

Villeneuve acha estranho que a equipe de Woking tenha colocado tanto ênfase no título de construtores. “A McLaren disse uma coisa muito estranha depois da corrida no Brasil, e foi que a prioridade da equipe não era o campeonato de pilotos, mas o campeonato de construtores. Isso é muito estranho. Isso é o que as equipes que não ganham dizem. Ok, o título de construtores traz dinheiro. Mas ninguém se importa com os construtores”, disse Villeneuve ao Grosvenor Sport.

“As pessoas só se lembram de quem foi o campeão de pilotos e a equipe que estava ligada a esse campeão. E em última análise, na mente das pessoas, essa é a equipe que foi campeã. O campeonato de construtores só é bom no papel e pelo dinheiro extra que traz para a equipe. É isso aí. Fora da própria equipe, ninguém realmente se importa com isso. Para mim, isso mostra que eles não ajudaram muito Lando”, acrescentou.

A McLaren atualmente lidera o campeonato de construtores, mas Ferrari e Red Bull Racing estão na sua cola com apenas três GPs e uma corrida Sprint restantes este ano.



Baixe nosso app oficial para Android e iPhone e receba notificações das últimas notícias.

This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.