No GP do Canadá do último fim de semana, uma polêmica em torno do capacete de Charles Leclerc em homenagem a Gilles Villeneuve se deu por conta da família do ex-piloto. Villeneuve, que faleceu em 1982, venceu seis Grandes Prêmios com a Ferrari antes de sua morte no Grande Prêmio da Bélgica.
Leclerc apresentou o design do novo capacete na sexta-feira (16), mas participou das sessões com seu tradicional, pois a família Villeneuve não teria aprovado a homenagem. No sábado e no domingo, o monegasco fez uso do capacete especial após aprovação dos familiares.
Em suas redes sociais, Jacques Villeneuve, filho de Gilles e campeão da F1 de 1997, explicou o ocorrido no Canadá.
“Para esclarecer a situação em relação ao recente incidente em que alguns indivíduos sentiram a necessidade de insultar a mim e à minha família pelo fato de Charles Leclerc usar o capacete do meu pai, quero dar o contexto”, iniciou Villeneuve.
“Quando eu estava chegando na pista, minha irmã me ligou furiosa. Ela tinha visto Charles usando o capacete de nosso pai sem nenhum conhecimento prévio ou comunicado sobre isso. Toda a família foi pega de surpresa, pois não havíamos sido avisados previamente.”
“Imediatamente transmiti a mensagem a Charles, que teve a gentileza de me ligar. Tivemos uma conversa sincera, onde ele se desculpou sinceramente pela situação. Assegurei a ele que considerava isso uma homenagem comovente e que pessoalmente não tinha problemas com isso.”
“No entanto, ressaltei a importância de ele comunicar para minha irmã, pois ela é a responsável por administrar tudo relacionado ao nosso pai. Eu também sugeri que ele convidasse nossa irmã e nossa mãe para a pista para resolver quaisquer preocupações remanescentes.”
“Felizmente, tudo acabou dando certo, mas teria sido preferível que essas discussões e arranjos ocorressem antes do fim de semana de maneira respeitosa e profissional. Infelizmente, o incidente foi exagerado, transformando-o em uma controvérsia desnecessária”, finalizou Jacques.