Jacques Villeneuve acredita que Liam Lawson, novo piloto da Red Bull, pode enfrentar grandes desafios ao competir ao lado de Max Verstappen. Segundo o campeão mundial de 1997, embora o contrato de Lawson o coloque como piloto de apoio ao holandês, o jovem neozelandês tem ambições bem maiores.
“Contratualmente, Lawson está lá para ajudar Verstappen. Mas, na cabeça dele, não. Na cabeça dele, ele está lá para substituir Max. Então, ele vai tentar ser duro e rápido.”
A estreia de Lawson na equipe principal acontece após 11 corridas pela equipe secundária da Red Bull, a RB, o que Villeneuve classifica como um teste de fogo. “É uma grande chance para Liam Lawson, uma grande oportunidade, mas já vimos pilotos que foram colocados diretamente na equipe principal desmoronarem rapidamente”, disse Villeneuve ao Action Network.
O canadense também destacou que, apesar das credenciais de Lawson, é cedo para medir seu real potencial na Fórmula 1. “Veremos o quão forte mentalmente ele é e quão bom ele realmente é, porque ainda não sabemos. Não dá para usar sua temporada na Fórmula 2, sua temporada no Japão ou suas corridas contra [Yuki] Tsunoda como referência.”
Após 11 Grandes Prêmios pela Racing Bulls, Lawson já recebeu a oportunidade de correr pela equipe austríaca. Para Villeneuve, o neozelandês foi “jogado na fogueira” ao ser escalado para competir ao lado de Verstappen com tão pouca experiência na Fórmula 1. Segundo o canadense, a única chance de Lawson manter sua vaga será ficando próximo do ritmo do holandês, independentemente da força do carro.
O histórico não tem ajudado os companheiros de Verstappen. Pierre Gasly e Alex Albon, por exemplo, enfrentaram dificuldades e tiveram passagens curtas pela equipe principal, apesar de possuírem experiência similar ou superior à de Lawson no momento de suas promoções.
Além disso, a Red Bull tende de privilegiar um piloto, o “principal”, que nos últimos anos foi Verstappen. Então Lawson terá que mostrar o seu valor para não cair na posição de segundo piloto, podendo abrir um caminho para se firmar na equipe. Mas isso irá depender de seu desempenho comparado ao de Max.
This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.